• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
terça-feira, outubro 27, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Vida Serviço à Vida

Encontro dos Hospitais Católicos já tem programação. Inscreva-se e confira

25/11/2024
em Serviço à Vida, Vida
Tempo de leitura: 2 mins leitura
A A
0
Conheça os destaques do Encontro dos Hospitais Católicos

Seguem abertas as inscrições para o encontro “Hospitais Católicos: missão e desafios”. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo (SP) e é voltado para gestores e mantenedoras de instituições hospitalares católicas. A organização é promovida pela Comissão Especial de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além dos hospitais católicos, outras instituições hospitalares interessadas também poderão participar.

Essa será uma oportunidade para refletir sobre a missão, a identidade e a vocação das instituições hospitalares católicas na realidade atual e para debater o tema da objeção de consciência profissional, tanto individual e quanto institucional. A Comissão de Bioética pretende ainda elaborar um documento preliminar com diretrizes para os gestores hospitalares no que diz respeito especificamente a algumas questões bioéticas.

 

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

Inscreva-se em: https://app.ciaticket.com.br/e/HOSPITAISCATOLICOS

 

 

QUAL A PROGRAMAÇÃO?

15/02/2024 (sábado)

7:30h – Credenciamento.

8:30 – Mesa de apresentação do evento (D. Reginei)

9:30 – Tema: Vocação, identidade e missão dos hospitais católicos (Dra. Elisabeth K. Cerqueira – Moderadora: Dra. Emília)

10:10 – 1º e 2º testemunhos (Hospital São Camilo e Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen)

10:40 – Coffee break

11:00 – 3º Testemunho (Hospital de Quixadá)

11:15 – Plenária

12:00 – Tema: Pe. Rafael Solano (Diocese de Londrina; Moderador: Dom Reginei)

 

13:00 – Almoço

 

14:15 – Tema: Documento americano sobre missão e vocação dos hospitais católicos (Dr. Pedro Spinetti)

15:15 – Tema: Objeção de Consciência (Dr. Hugo; Moderadora: Dra. Ângela)

16:00 – Coffee break

16:20 – Grupos de discussão (oficinas)

Temas:

  • Aborto (Responsável: Dra. Emília)
  • Reprodução humana assistida (Responsável: Dra. Lenise)
  • Métodos anticonceptivos (Responsável: Dr. Djalma)
  • Terminalidade da vida (Responsável: Dr. João Batista)
  • Relação com parcerias públicas e privadas (Responsável: Dr. João Vicente)

18:30 – Encerramento

 

16/02/2024 (domingo): das 8:30 às 13:00h 

8:30 – Apresentação dos trabalhos dos grupos (Moderador: Dr. Sávio)

10:30 – Coffee break

10:45 – Plenária (Moderador: Dr. Sávio)

11:45 – Encerramento da plenária

12:00 – Celebração da Santa Missa (D. Odilo Pedro Scherer)

______________

LOCAL E ENDEREÇO:

Acontece no Centro Universitário São Camilo

Endereço: Av. Nazaré, 1501 – Ipiranga, São Paulo – SP, 04262-100

 

Tags: Comissão de BioéticaHospitais CatólicosVida
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Neste domingo (24), CNBB lança Campanha para a Evangelização 2024

Próximo

Participe do lançamento do Hora da Palavra 2025

Próximo
Participe do lançamento do Hora da Palavra 2025

Participe do lançamento do Hora da Palavra 2025

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Amar também é cuidar.
O Evangelho deste domingo nos lembra que o amor a Deus não pode ficar apenas nas palavras. Ele se torna concreto na forma como olhamos, escutamos, ajudamos e cuidamos das pessoas que fazem parte da nossa vida.
Que nossa família aprenda, todos os dias, a transformar o amor em pequenos gestos concretos.
Compartilhe este conteúdo com sua família.
  • A família precisa de esperança, acolhimento e amor! 

Em um mundo que tanto precisa de Deus, a Igreja é chamada a ser presença que acolhe, fortalece e anuncia a esperança de Cristo às famílias.

Que nunca nos falte coragem para levar o amor de Deus a cada lar!

Compartilhe essa mensagem tão especial diretamente do encontro “10 anos depois de Amoris Laetitia” para nossas famílias.
  • São João Paulo II dedicou grande parte de seu ministério a recordar ao mundo uma verdade que continua profundamente atual: a família tem uma identidade, uma vocação e uma missão.
Suas palavras nos convidam a olhar para nossas famílias não como famílias perfeitas, mas como famílias chamadas a crescer no amor, na comunhão, no perdão e na fé.
Qual dessas frases mais falou ao seu coração?
Conte nos comentários e compartilhe este conteúdo com sua família para se lembrar da beleza da vocação.
  • Quem cuida da Pastoral Familiar também precisa ser cuidado, formado e fortalecido para a missão.

Por isso, o Encontro Nacional de Formação é uma oportunidade para coordenadores paroquiais, diocesanos e regionais ampliarem seus conhecimentos, partilharem experiências e encontrarem novos caminhos para acompanhar as famílias.

📅 6 a 8 de novembro
📍 Foz do Iguaçu (PR)

Família, torna-te aquilo que és: do anúncio da vocação ao acompanhamento das famílias.

Venha viver esse momento de formação conosco!

Inscrições abertas e vagas limitadas. Acesse o link da bio para se inscrever.
  • O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, e o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, fizeram um balanço da participação brasileira no encontro “Dez anos depois da Amoris laetitia: anunciar o Evangelho com as famílias hoje”, realizado entre os dias 7 e 14 de outubro, no Vaticano.

Eles reconhecem o empenho da Pastoral Familiar no Brasil e fazem um convite às famílias brasileiras e a todo o clero a continuarem a promover a santidade neste ambiente tão fecundo de amor.
  • Olá, estimadas famílias. Estamos aqui no Vaticano, na sala Paulo VI, para o nosso quinto dia de reflexões sobre os 10 anos da Amoris Laetitia. E hoje tratando especificamente dos do tema nas dificuldades da vida, acompanhamento e apoio necessário às nossas famílias.

Para o início desta reflexão, foram introduzidos a os o tema com algumas colocações que vocês encontram também no site apontado onde estão todos esses subsídios que estamos aqui trabalhando. E tudo isso nos fez mergulhar ainda mais profundamente no capítulo oitavo de Amoris Laetitia, como em toda ela que permeia esse cuidado, esse apoio e esse acompanhamento.

Mas hoje precisamente falando das dificuldades que passamos enquanto famílias, se suscita a necessidade de passarmos da assistência para o acompanhamento. A importância de formarmos redes de apoio tanto comunitária quanto profissional e pastoral. Não podemos estar sozinhos, precisamos de apoio de toda essa conjuntura.

Ajuda mútua, sem julgamentos, fraternal, menos formal, precisamos de processos de discernimento.

Nesses 10 anos, Amoris Laetitia nos leva a mostrar o rosto materno da Igreja. Materno como da mãe Aparecida, que ama e abençoa o Brasil. Por isso nós daqui pedimos também a bênção dela sobre todo o nosso povo brasileiro.

Um fraterno abraço a todos.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.