A Comissão Regional da Pastoral Familiar do Regional Sul 2, que envolve as dioceses do Paraná, se reuniu, neste sábado (18) e domingo (19), na cidade de Foz do Iguaçu. O encontro contou com a presença de todos os membros da Comissão, que é coordenada pelo casal Cloves e Milene Angeleli, da diocese de Toledo, e tem como bispo referencial dom Carlos José de Oliveira, da diocese de Apucarana.
Participaram também os casais coordenadores das dioceses que compõe a Província eclesiástica de Cascavel: arquidiocese de Cascavel, e as dioceses de Palmas-Francisco Beltrão, Toledo e Foz do Iguaçu. Esse foi o último encontro presencial do ano de 2023 e teve por objetivo estudo, reflexão, confraternização e definição do calendário de atividades pastorais para o ano de 2024.
No sábado, o bispo de Foz do Iguaçu, dom Sergio de Deus Borges, que é doutor e mestre em Direito Canônico e especialista em Direito do Matrimônio e da Família, foi convidado pela Comissão para uma reflexão sobre o Capítulo 8 da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia: “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade”. Já no domingo, o diácono Paulo e Carmem, casal nacional do Setor Pré-Matrimonial, apresentou o estudo dos Itinerários Catecumenais: Caminhos de Fé e Evangelização.
A Comissão definiu que, no ano de 2024, serão realizados quatro encontros, nas quatro Províncias Eclesiásticas, com a participação de toda coordenação do Regional. No mês de agosto, acontecerá a Semana da Família; e no mês de outubro, a Semana da Vida. Entre os dias 15 e 17 de novembro, será realizado em Apucarana (PR), o VII Congresso Regional da Pastoral Familiar, que terá por tema: “Cuidado Pastoral”.
Os agentes da Pastoral Familiar presentes no encontro também participaram, no sábado à noite, da missa na nova Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, que será dedicada no dia 03 de dezembro de 2023, e de um jantar de confraternização.
*Com informações de Cloves Angeleli – Coordenação Regional da Pastoral Familiar Edição: André Luiz Gomes