A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu, nesta sexta-feira (23), bispos e assessor da Comissão Episcopal para a Vida e os casais coordenador e vice da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. O encontro é o primeiro presencial no ano e é oportunidade para preparar as principais atividades evangelizadoras voltadas para as famílias.
Entre os temas discutidos está a organização do 14º Simpósio Nacional das Famílias, que ocorrerá em maio deste ano, em Aparecida (SP); o Congresso Nacional da Pastoral Familiar, em João Pessoa, em 2025; e o Ano da Oração, motivado pelo Papa Francisco em preparação para o Jubileu.
“Além de ajustar os detalhes para o Simpósio Nacional das Famílias, já estamos articulando de forma que essas iniciativas venham contribuir para responder o caminho com toda a Igreja. A partir dos temas propostos, então, vamos dar início à elaboração dos materiais da Pastoral Familiar, como o Hora da Palavra, Hora da Família e Hora da Vida. O nosso desejo é fazer com que o nosso caminho seja em conjunto com as Diretrizes da Ação Evangelizadoras da Igreja do Brasil”, destacou o bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Vida e Família, dom Bruno Elizeu Versari.
O encontro desta sexta-feira antecede outra atividade da Comissão, que é o V Encontro com Movimentos Eclesiais que atuam com as famílias. Esse evento será realizado neste sábado (24) na sede da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), na 606 Sul, em Brasília.
“Nosso objetivo é ouvir, vivermos uma experiência da sinodalidade. Escutar como os movimentos vêm trabalhando junto às famílias. A intenção é perguntar e fortalecer o que nos une, o que podemos fazer juntos pela família”, comentou o bispo.
Simpósio e Peregrinação
Nos dias 25 e 26 de maio, em Aparecida (SP), ocorrerá o 14° Simpósio Nacional das Famílias e a Peregrinação Nacional das Famílias. Neste ano, o tema do Simpósio será “Família e Amizade”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2024.