Entre os dias 8 e 10 de setembro, em Vassouras (RJ), a Pastoral Familiar do Regional Leste 1, que reúne as dioceses do Rio de Janeiro, promoveu o X Congresso da Pastoral Familiar. O evento foi realizado no Centro de Convenções General Sombra, da Universidade de Vassouras, e teve como Tema:” Família, promotora de todas as vocações” O lema foi “Eu e minha casa serviremos ao Senhor (Js 24,15)”.
Cerca de 400 pessoas participaram do momento de formação. O assessor Nacional da Pastoral Familiar e secretário-executivo da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Rodofo Pinho, esteve no encontro. Os casais coordenadores nacionais do setor Pós-Matrimonial, Binho e Sônia, e dos Casos Especiais, Sávio Bittencourt e Bárbara Toledo, também estiveram presentes.
Dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo referencial da Pastoral Familiar no Regional Leste 1, dom Nelson Francelino Ferreira, bispo da Diocese de Valença, dom Tarcísio Nascentes dos Santos, de Duque de Caxias, dom Gilson Andrade da Silva, de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1 da CNBB, e dom Luiz Henrique da Silva Brito, bispo da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, também se fizeram presentes no Congresso.
Uma das palestras foi conduzida pelo escritor André Parreira, que trouxe a reflexão sobre o “Primeiro Plano de Deus para a Humanidade”. Já o casal Binho e Sônia, do setor Pós-Matrimonial, falou sobre o chamado a ser Povo de Deus. Por sua vez, Sávio Bittencourt e Bárbara Toledo, dos Casos Especiais, abordaram sobre o tema “Paternidade e Maternidade aos olhos de Deus” e a irmã Izabel testemunhou sobre “Vocação, resposta de amor”. Para finalizar as atividades do sábado (9), Dom Nelson Francelino aprofundou a discussão sobre o tema do congresso.
No domingo (10), foi a vez do casal do Núcleo de Formação e Espiritualidade, Jorge e Neíte, falar sobre o lema do Congresso “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.