Família

Igreja celebra o dia de São João Paulo II, o papa das famílias

por Andre Luiz, 22 de outubro de 2021, 0 Comentários(s)

A Igreja Católica em todo o mundo comemora, nesta sexta-feira (22), o dia de São João Paulo II – data que recorda o início de seu pontificado. O Santo Padre ficou conhecido por promover os temas de vida e família. Durante seu Pontificado, publicou a Exortação Apostólica Familiaris Consortio e a carta encíclica Evangelium Vitae, que fizeram com que ficasse conhecido como o papa da família. Além disso, São João Paulo II foi o idealizador do Encontro Mundial das Famílias e da Jornada Mundial da Juventude.

Quem foi São João Paulo II?

Karol Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920, na cidade de Wadowice, na Polônia. Por conta da Segunda Guerra Mundial, teve uma juventude muito dura. No outono de 1940, trabalhou como operário nas minas de pedra e depois numa fábrica química. Firme na fé, em 1942, entrou no seminário clandestino de Cracóvia e foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1946.

Doze anos depois, em 1958, foi ordenado bispo, adotando como lema episcopal a expressão mariana Totus tuus (todo teu), de São Luís Maria Grignion de Montfort. A partir de 1964 passou a ser arcebispo de Cracóvia.

O então arcebispo participou de todas as sessões do Concílio Vaticano II, tendo deixado importantes contribuições nas constituições dogmáticas ‘Gaudium et Spes’ e ‘Lumen Gentium’. Em 1967, foi criado cardeal pelo papa São Paulo VI. Quando João Paulo I faleceu, em 1978, foi eleito depois de oito escrutínios.

São João Paulo II visitou o Brasil em três ocasiões: em 1980, quando presidiu a beatificação de São José de Anchieta; em 1991, quando visitou Santa Dulce dos Pobres, em Salvador (BA); e em 1997, por ocasião do Encontro Mundial das Famílias, no Rio de Janeiro (RJ).

Morreu em 2 de abril de 2005, na noite prévia ao Domingo da Divina Misericórdia, data que ele mesmo instituiu.

Lives

Durante esta semana, a Pastoral Juvenil e a Pastoral Familiar se uniram para refletir e celebrar a partir dos ensinamentos do Papa das Famílias e da Juventude conhecidos como Teologia do Corpo. De 19 a 21 de outubro, pelos canais dos Jovens Conectados e da Pastoral Familiar Brasil no YouTube e nas páginas no Facebook, aconteceram encontros de reflexão a partir do magistério do pontífice como um tríduo. Confira aqui: https://bit.ly/2ZcfeL7

Teologia do Corpo

Nesta sexta-feira (22), data da celebração litúrgica de São João Paulo II, a live terá o tema “Sou Missionário da Teologia do Corpo”, a partir das 20h também nas redes sociais das pastorais.

Teologia do Corpo é como se chama a seleção de 133 catequeses do papa São João Paulo II proferidas nas audiências gerais no Vaticano, entre os anos de 1979 a 1984, os primeiros do seu pontificado. Essas catequeses foram divididas em seis ciclos: “O princípio: a unidade originária do homem e da mulher”, “O coração que se rende”, “A ressurreição da carne”, “A virgindade cristã”, “O matrimônio cristão” e “Amor e fecundidade”.

Toda a rica reflexão do pontífice nos ajuda a adentrar nos mistérios corpo humano, que é santo e templo onde o próprio Deus habita (I Cor 3,16). Frente a uma sociedade que busca “coisificar” o corpo, como se servisse apenas para a única meta de usá-lo para prazeres pessoais, o papa traz que “o corpo, de fato, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus, e assim ser sinal d’Ele”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *