Já está no ar o segundo vídeo da série #TheChurchIsOurHome (A Igreja é Nossa Casa), que aborda a participação de pessoas com deficiência no Sínodo sobre a Sinodalidade. Desta vez, os participantes da sessão extraordinária de escuta sinodal explicam como a pertença à comunidade eclesial e a importância do encontro com o Evangelho.
Enrique Alarcón Garcia é um dos que dá seu testemunho no vídeo. Ele se desloca em cadeira de rodas. Para ele, as palavras que Jesus dirige a um paralítico – “Levanta-te e anda!” – são um incentivo para não se deixar aprisionar pela sua própria condição e assumir a responsabilidade de anunciar o Evangelho e de “transformar a realidade para que a vida seja Reino de Deus.
Sobre a deficiência, o Papa Francisco destacou, na audiência do dia 12 de dezembro que geralmente associamos com a deficiência a ideia de necessidade, de assistência. “Não, o Papa não vos olha assim; a Igreja não vos olha assim. O ponto de vista dos cristãos sobre a deficiência não é mais e não deve mais ser a comiseração e o assistencialismo, mas a consciência de que a fragilidade, assumida com responsabilidade e solidariedade, é um recurso para todo o corpo social e para a comunidade eclesial”. disse.
Saiba mais
Em maio deste ano, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convidou alguns fiéis para participarem ativamente no caminho sinodal, trazendo a sua contribuição por meio de um diálogo aberto com a Santa Sé. Vindo dos cinco continentes, representaram conferências episcopais e associações internacionais que, em muitos casos, já haviam participado das consultas sinodais em nível diocesano.
A iniciativa nasceu no contexto da reflexão que o Dicastério iniciou há cerca de dois anos sobre a inclusão das pessoas com deficiência e a sua plena participação na vida da Igreja. O caminho sinodal revelou-se um momento particularmente propício para responder ao pedido fundamental que os fiéis com deficiência fazem à vida da Igreja: a sua plena inclusão na vida do povo de Deus.