Iniciada na última sexta-feira, 1º de outubro, a Semana Nacional da Vida no Brasil recebeu apoio internacional. Um bispo das Filipinas e outro do Canadá enviaram mensagens em apoio à realização da Semana Vida.
Verdade indelével e inalterável
Dom Gilbert Garcera, das Filipinas, em nome da Comissão Episcopal para a Família e a Vida da Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCF), dirigiu-se ao presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e manifestou-se honrado e feliz em estender à entidade brasileira e a todas as pessoas católicas “nossas orações fervorosas e melhores desejos pelo sucesso da celebração da Semana Nacional da Vida no Brasil”.
“Neste momento de sérios testes e desafios para quem acredita na santidade da vida humana, na família e no casamento, nós católicos devemos aproveitar cada oportunidade de estar juntos na defesa do que a Palavra de Deus e a nossa Igreja nos ensinam sobre a vida, a família e o casamento. Não existe talvez melhor expressão disso aos católicos ao redor do mundo para alcançar um ao outro, além das fronteiras nacionais para proclamar a verdade indelével e inalterável que é a nossa“, disse dom Gilbert.
Ao final da carta, o bispo filipino desejou que a Igreja no Brasil tenha muitos frutos com essa celebração em honra do Nascituro e daqueles que estão luta em nome de Deus pela vida humana.
Acolher a vida
O arcebispo de Montreal, no Canadá, dom Christian Lépine, dirigiu-se à Federação Internacional do Direito de Viver, cujos membros estão envolvidos nas atividades do evento internacional promovido pela diocese de Presidente Prudente nesta Semana da Vida.
“A vida é um dom de Deus, desde o inicio é um ser humano querido e desejado por Deus. O valor da vida é inestimável mesmo se algumas vezes precisamos contornar problemas, mesmo se há casos de recusa ou de não aceitação, devemos acolher a vida do ser humano até a sua morte natural“, refletiu dom Lépine.
O arcebispo canadense ainda ressalta que “somos chamados a perseverar e acreditar em Deus e também no coração humano, que tem desejo de verdade, sede de Deus e sede da vida”.
Ele ainda ressalta que a vida tem limitações e, quando apresentar problemas, nós devemos procurar outras soluções ao invés de suprimir uma vida, como ajudar e aliviar os problemas das pessoas. “Escolhamos ajudar a vida porque toda a vida é importante”.