Teve início hoje, o 3º Seminário de Novas Comunidades, promovido pelas Comissões para o Laicato, Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e Vida e Família da CNBB. O evento prosseguirá até amanhã, 2 de setembro, na cidade de João Pessoa (PB), com presença de lideranças de todo o Brasil. A proposta do Seminário é estabelecer diálogo com os movimentos e novas expressões de comunidade presentes na Igreja no Brasil. O assessor nacional da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, padre Rafael Fornasier, participa do Seminário juntamente com outros assessores da CNBB.
Formação
Na ocasião, lideranças, agentes de pastoral, padres e religiosos irão refletir sobre o Estudo 107 da CNBB “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, aprovado pelos bispos do Brasil durante a 52ª Assembleia Geral. Outro assunto em destaque é o Documento 100 da CNBB “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia – A conversão pastoral da paróquia”, que será apresentado aos participantes que, posteriormente, farão intervenções.
Na terça-feira, 2, haverá momento de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas Comissões para o Laicato, Vida e Família Juventude e Ministérios Ordenados e Vida Consagrada. Terá, ainda, espaço para avaliação da caminhada da CNBB com as novas comunidades, com o objetivo de definir ações e dar continuidade aos projetos em andamento.
Por Assessoria de Imprensa CNPF.