A alegria do Evangelho ressoou forte em João Pessoa (PB) com a presença marcante de cerca de 88 agentes da Pastoral Familiar de várias dioceses do Paraná, pertencentes ao Regional Sul 2 da CNBB, no XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, realizado de 12 a 14 de setembro.
Vindos de diferentes dioceses e realidades, os casais, assessores, bispos e padres partilharam a riqueza de suas experiências, testemunhando que a família é, de fato, “dom de Deus para a humanidade”. Unidos à grande família da Igreja no Brasil, eles se juntaram aos quase 3 mil participantes de todo o país, reafirmando a missão de evangelizar famílias e fortalecer a cultura da vida e do amor.
O Congresso, que aconteceu em sintonia com a 49ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar, foi momento de reflexão, oração e confraternização. Inspirados pela exortação apostólica Amoris Laetitia do Papa Francisco, os participantes refletiram sobre os desafios atuais das famílias e sobre o papel da Pastoral em acompanhar, acolher e anunciar a Boa-Nova do matrimônio e da vida familiar.
“Enriquecedor”. Assim definiu o bispo de Apucarana (PR) e referencial para a Pastoral Familiar no Paraná, dom Carlos José de Oliveira, sobre a participação no Congresso. “Esse evento nos trouxe contribuições a respeito da reflexão sobre a família católica cristã na sociedade atual, o seu papel missionário; sobre a família inicial, nos vários aspectos da vida conjugal, nos várias propostas de Pastoral Familiar; sobre os itinerários tão necessários para um caminho ao sacramento do Matrimônio, do Batismo; sobre os casais de novas uniões. Enfim, foi enriquecedor na sua apresentação de novos materiais, enriquecedor na sua reflexão, feita pelos vários conferencistas, membros do Episcopado brasileiro e também por casais da Pastoral Familiar”, afirmou.
Sobre a presença do Paraná no Congresso, com 88 participantes, entre bispos, padres e agentes, dom Carlos refletiu que isso ajudará muito nas reflexões e na postura pastoral. “A Pastoral Familiar no Regional Sul 2 é muito bem organizada, com casais que se dedicam a essa missão de evangelização das famílias. A todos os que participaram, nossa gratidão e a certeza de que bons frutos colheremos”, destacou o bispo.
Para Cloves e Milene, o Congresso foi: “Uma experiência profundamente evangelizadora e renovadora. Desde a calorosa acolhida até a riqueza da organização e dos conteúdos. Saímos fortalecidos na fé e na missão de servir as famílias, certos de que a comunhão vivida aqui é dom e graça de Deus”, afirmaram.
O assessor regional da Pastoral Familiar, padre Glauco, também destacou a grandiosidade do encontro e a força missionária que dele brotou. “O Congresso Nacional foi realizado de forma espetacular. Acolhida maravilhosa, testemunhos enriquecedores e uma temática profundamente atual fortaleceram os agentes para que retornem às suas dioceses animados e com esperança renovada”, afirmou.
A presença dos representantes do Regional Sul 2 reforça o compromisso assumido pelas dioceses do Paraná em viver a unidade e a comunhão eclesial, sendo sinal concreto do chamado da Igreja a ser “família de famílias”.
Neste Ano Jubilar de 2025, em que a Igreja convida todos a serem “peregrinos da esperança”, o testemunho dos agentes do Regional Sul 2 é um incentivo para que mais famílias se unam a esta missão, levando a luz do Evangelho aos lares e comunidades.