No último final de semana (22 e 23 de março), ocorreu uma formação e reunião do Conselho Regional Sul 4 (Santa Catarina) da Pastoral Familiar, reunindo representantes das dioceses para momentos de aprendizado, espiritualidade e partilha. Aproximadamente 80 participantes estiveram presentes, incluindo o assessor eclesiástico do Regional Sul 4, Frei Nilo Agostini, da Arquidiocese de Chapecó, e o padre José T. Hentz e o diácono Carlos J. Peyerl, da Diocese de Blumenau.
O evento iniciou com a reunião dos coordenadores diocesanos e da equipe do Regional Sul 4, que abordaram o trabalho da Pastoral nas dioceses, discutindo ajustes, encaminhamentos e o planejamento da Pastoral Familiar para o ano. Entre as próximas atividades, destacam-se mais uma reunião presencial e uma formação em julho, além da Assembleia Geral em novembro.
Durante a formação, dois temas foram abordados. O primeiro, com foco no setor Casos Especiais, foi conduzido por Cleuton e Simone, da Diocese de Tubarão, trazendo reflexões sobre o acolhimento, acompanhamento, discernimento e integração das famílias fragilizadas. O tema foi aprofundado ao longo do dia, intercalado com momentos de estudo, discussões temáticas e dinâmicas em grupo.
O segundo tema foi o Método Billings, ministrado por Fernanda, da Arquidiocese de Florianópolis. Ela apresentou um breve contexto histórico do método e, em seguida, explicou detalhadamente seu funcionamento e aplicação.
O Casal Coordenador do Regional destacou a importância dos temas abordados e enfatizou que os Agentes de Pastoral Familiar deverão estar sempre em formação, falando sempre em nome da Igreja e em sintonia com a Igreja. Frei Nilo conduziu as considerações finais, e o evento foi encerrado com uma oração proferida pelo Frei Carlos, da Paróquia Imaculada Conceição de Curitibanos, deixando em todos a certeza de um final de semana de aprendizado e comunhão.