Família

Tema do Dia dos Avós tem sentido de missão, destaca dom Peruzzo

por Luiz Lopes, 21 de julho de 2021, 0 Comentários(s)

“Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28, 20) é o trecho escolhido pelo Papa Francisco como lema bíblico para o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O arcebispo de Curitiba (PR) e referencial da Pastoral da Pessoa Idosa na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Antônio Peruzzo, destaca que a frase, que encerra o Evangelho de São Mateus, está num contexto de missão.

O evangelista ao escrever essa frase – tomada como lema – foi num contexto de missão: ‘Ide por todo o mundo, anunciai o evangelho a todas as nações. Estarei convosco todos os dias‘”.

Para o arcebispo, em entrevista ao Programa Revista SDS da diocese de São Carlos (SP), tomar essa frase para os idosos e avós é porque também eles têm uma missão.

E o Papa ressalta isso em sua mensagem para o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: “Estas palavras são dirigidas também a nós, hoje, e ajudam-nos
a entender melhor que a nossa vocação é salvaguardar as raízes, transmitir
a fé aos jovens e cuidar dos pequeninos. Atenção! Qual é a nossa vocação
hoje, na nossa idade? Salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e
cuidar dos pequeninos. Não vos esqueçais disto
“.

A convocação do Papa para celebrar a data, segundo dom Peruzzo, é para que “os cristãos católicos se reconheçam instigados a voltar as atenções para essa grande multidão de pessoas que, de maneira particular neste tempo de pandemia, sofrem mais, exatamente porque a solidão pode cercá-los e até invadir seu ambiente”.

O bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa participou na última segunda-feira (19) do Programa Revista SDS, falando sobre o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, convocado pelo Papa Francisco para o próximo domingo 25 de julho de 2021.

Na oportunidade, o arcebispo recomendou fazer visitas aos avós e às pessoas idosas sozinhas da comunidade. E nos lugares onde não seja possível realizar uma visita presencialmente, a sugestão é fazer o contato por meio do telefone ou das redes sociais.

A visita pode ser uma ocasião para oferecer um presente, e dar aos idosos a possibilidade, principalmente aos que não saem de casa há muito tempo, de aproximar-se do sacramento da Reconciliação e da Eucaristia.

Dom Peruzzo também comentou a mensagem do Papa para a ocasião, refletiu sobre a relação de toda a sociedade com os idosos e explicou sobre a possibilidade de receber indulgência plenária no dia 25.

Confira as respostas de dom Peruzzo: https://www.diocesesaocarlos.org.br/dom-peruzzo-fala-sobre-1o-dia-mundial-dos-avos-e-dos-idosos/

Fonte: Diocese de São Carlos 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *