• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
sábado, novembro 7, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Artigos

“Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”

22/06/2026
em Artigos
Tempo de leitura: 3 mins leitura
A A
0
“Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”

(Foto: Jessica Hearn/Unsplash)

Quando pensamos em “terra santa”, imaginamos normalmente o território que Jesus percorreu, e quando pensamos em “lugar sagrado”, geralmente imaginamos o altar de uma igreja ou um santuário.

No livro de Êxodo, quando Moisés se aproxima da sarça ardente, um arbusto que pegava fogo, mas não se consumia, Deus diz a ele a seguinte frase: “Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa.”

Por que Deus pede para Moisés tirar as sandálias? As sandálias carregam a poeira da rua, a sujeira do mundo, e servem como uma barreira de proteção entre os pés e o chão. Tirar as sandálias significa desarmar-se, purificar-se. Significa vulnerabilidade.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

No Sacramento do Matrimônio, o marido e a esposa são um para o outro verdadeiro “chão sagrado”, a vida a dois é o lugar onde Deus escolheu para se manifestar na vida do casal.

E para estar no chão sagrado do coração do outro, é preciso tirar as “sandálias”. Mas o que são essas sandálias no casamento? É possível citar alguns exemplos:

  • O orgulho e a autossuficiência: achar que sempre se tem razão e que não é preciso ceder.
  • As bagagens do passado: feridas de relacionamentos anteriores ou maus exemplos familiares que são trazidos para dentro de casa.
  • O egoísmo: a mentalidade de “o que eu ganho com isso?”, muito comum no mundo de hoje, mas incompatível com a vida conjugal.
  • Estar sempre na defensiva: ter medo de se mostrar vulnerável, de chorar, de pedir perdão e de dizer “eu errei”.
  • Torcer para que o outro não tenha sucesso: é muito trinte quando um cônjuge torce pelo fracasso do outro, alegrando-se com isso, e ainda pior, caçoando do insucesso, esquecendo-se que “são uma só carne”.

Tirar as sandálias diante do seu cônjuge é dizer: “Eu me desarmo diante de você. Eu não vou te machucar. Você é valioso demais para que eu pise no seu coração com a sujeira do meu egoísmo.”

O Matrimônio, diferente do casamento civil, não é um contrato. Um contrato é baseado na desconfiança. O Sacramento do Matrimônio é uma Aliança, sinal visível da graça invisível de Deus, é dizer um para o outro: “eu dou a minha vida por você, independentemente do que aconteça”.

O matrimônio, de uma forma ainda mais profunda, transforma a casa dos cônjuges em uma verdadeira Igreja Doméstica, lugar de comunhão, de oração, lugar de bençãos, reflexo da Igreja instituída por Cristo.

A graça do Sacramento do Matrimônio garante que o casal não está sozinho, Deus nunca abandona a família. Quando o vinho acabar, como nas Bodas de Caná, quando a rotina cansar, quando a crise financeira bater, a Graça Sacramental é a força de Cristo que sustenta o casal, que sustenta o compromisso assumido no altar, compromisso que dura por toda a vida.

Gostaria de concluir sugerindo três atitudes simples, mas que podem surtir um maravilho efeito:

  1. Peçam perdão rápido: não durmam brigados. Pedir perdão é o ato mais rápido de tirar as sandálias do orgulho. Pode ser que seja difícil, mas procurem encontra uma maneira, ainda que seja dentro de um silencioso e duradouro abraço.

 

  1. Rezem juntos: um casal que dobra os joelhos juntos diante de Deus, fica de pé diante de qualquer dificuldade.

 

  1. Tratem-se com respeito: cuidem das palavras que usam um com o outro. O sarcasmo, a ironia e os gritos podem machucar grandemente os corações e manchar o “chão sagrado” do lar.

 

Que Deus abençoe todas as famílias!

 

Jeandré C. Castelon

Casado, pai de dois filhos, membro da Pastoral Familiar, Advogado e Mestre em Teologia Pastoral

Tags: Artigomatrimônio
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Já estão disponíveis os subsídios para celebrar o Dia Nacional da Juventude 2026

Próximo

Papa: “A medicina nunca poderá se tornar serva da morte programada”

Próximo
Papa: “A medicina nunca poderá se tornar serva da morte programada”

Papa: "A medicina nunca poderá se tornar serva da morte programada"

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Uma reflexão sobre o documento do Dicastério para a Dountrina da Fé! Salve este post!

➡️Como recorda o documento do Dicastério para a Doutrina da Fé, a família é o primeiro e mais essencial lugar de transmissão da fé. É ali que as crianças têm suas primeiras experiências de confiança, amor e proximidade com Deus.
Por isso, a missão dos pais não se limita a ensinar sobre Jesus, mas também a conduzir os filhos a uma experiência pessoal com Ele, contando com o apoio e a caminhada da comunidade eclesial.
A fé que recebemos também é um dom que somos chamados a transmitir!
  • Neste Dia de Finados, nossa oração se volta tanto para aqueles que partiram quanto para as famílias e pessoas que enfrentam a dor da despedida.
A Pastoral Familiar conta com os Grupos de Perdas e Viuvez, que prestam um importante serviço de acolhimento, escuta e partilha com pessoas enlutadas.
Também recomendamos o livro Perdas e Viuvez: Partilhando Vidas, disponível na Loja da Pastoral Familiar, como um recurso para conhecer e aprofundar essa realidade.
📖 Conheça a publicação: lojacnpf.org.br
Que nossas comunidades sejam lugares onde ninguém precise viver sua dor sozinho. Que o amor de Deus sustente cada pessoa e cada família que sente saudade.
  • Neste domingo, celebramos Todos os Santos e recordamos que é possível caminhar rumo ao céu por meio das pequenas escolhas de cada dia: amar, perdoar, acolher, servir e viver as bem-aventuranças.

Que nossa família encontre, na vida dos santos, inspiração para crescer na fé e fazer de cada gesto uma expressão do amor de Deus. 

Convidamos vocês a lerem juntos o Evangelho e escolherem uma bem-aventurança para colocar em prática durante a semana.
  • A santidade não é uma realidade distante ou reservada a poucas pessoas. É um chamado que alcança também a vida cotidiana, os relacionamentos e a convivência familiar.
Neste dia de Todos os Santos, peçamos a Deus a graça de construir lares onde o amor seja cultivado, o perdão encontre espaço e a fé seja testemunhada todos os dias.
Que os santos intercedam por nossas famílias.
  • Amar também é cuidar.
O Evangelho deste domingo nos lembra que o amor a Deus não pode ficar apenas nas palavras. Ele se torna concreto na forma como olhamos, escutamos, ajudamos e cuidamos das pessoas que fazem parte da nossa vida.
Que nossa família aprenda, todos os dias, a transformar o amor em pequenos gestos concretos.
Compartilhe este conteúdo com sua família.
  • A família precisa de esperança, acolhimento e amor! 

Em um mundo que tanto precisa de Deus, a Igreja é chamada a ser presença que acolhe, fortalece e anuncia a esperança de Cristo às famílias.

Que nunca nos falte coragem para levar o amor de Deus a cada lar!

Compartilhe essa mensagem tão especial diretamente do encontro “10 anos depois de Amoris Laetitia” para nossas famílias.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.