Vida

Atenção às crianças: 81% dos casos de violência ocorrem dentro de casa

por Andre Luiz, 15 de julho de 2021, 0 Comentários(s)

Um levantamento realizado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) mostrou que, somente no primeiro semestre deste ano, 50.098 denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram registradas. Em 81% dos casos, a agressão ocorreu dentro de casa. 

Foto: Chayene Rafaela/ Unsplash

Os dados são do Disque 100, canal disponibilizado pelo Governo Federal para receber denúncias de violência contra crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e outros públicos sujeitos a situações de vulnerabilidade. As denúncias podem ser anônimas. O Disque 100 é um serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelos serviços, que funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Os dados mostram que a maioria das violações é praticada por pessoas próximas ao convívio familiar. A mãe aparece como a principal violadora, com 15.285 denúncias; seguido pelo pai, com 5.861; padrasto/madrasta, com 2.664; e outros familiares, com 1.636 registros. 

Outros números

Mais de 93% das denúncias foram contra a integridade física ou psíquica da vítima. Além disso, o Disque 100 contabilizou mais de 7 mil casos de restrições de algum tipo de liberdade ou direito individual da criança e do adolescente. Já 3,3 mil vítimas tiveram direitos sociais básicos, como proteção e alimentação, retirados. Em mais de 23 mil denúncias as agressões eram realizadas todos os dias.

“É dever de cada cidadão ficar atento e denunciar qualquer violação de direitos humanos, principalmente aquelas em que as crianças e os adolescentes são as vítimas. Nós atendemos a quem precisar, com o apoio e a celeridade necessária para esses casos”, explica ouvidor Fernando César Ferreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *