A Assembleia Arquidiocesana da Pastoral Familiar de Vitória da Conquista (BA) foi realizada neste último domingo (30) , no Centro Pastoral Arquidiocesano Dom Celso José, localizado no município. A localidade pertence ao Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro reuniu representantes de 25 das 37 paróquias da Arquidiocese, em um dia marcado por espiritualidade, formação e comunhão fraterna. Um dos grandes destaques foi a entrega do Plano de Ação Pastoral para o triênio 2026–2028, juntamente com o Calendário Arquidiocesano de 2026.
A assembleia teve início com a Santa Missa, presidida pelo Mons. Gerson Bittencourt, preparando espiritualmente os agentes para um dia de profunda reflexão. Em seguida, o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, conduziu uma inspiradora palestra sobre “Acompanhamento das Famílias e os Desafios e Oportunidades para a Pastoral Familiar através dos Itinerários”, oferecendo luzes e direcionamentos para a missão.
Em um segundo momento, uma mesa-redonda reuniu o casal nacional (Alisson e Solange), o casal regional (Júlio e Kátia Souza) e o casal arquidiocesano (Cristiano e Jaqueline). O diálogo permitiu aprofundar a compreensão da estrutura da Pastoral Familiar, seus objetivos, responsabilidades e desafios concretos. A intenção foi esclarecer o papel de cada instância e reforçar a importância de seguir as diretrizes que fluem desde o Nacional até a vivência pastoral nas paróquias, onde a missão realmente acontece.
Durante a tarde, foram apresentados todos os subsídios oficiais da Pastoral Familiar, instrumentos essenciais para o trabalho evangelizador. Na sequência, os participantes foram convidados ao trabalho em grupo, refletindo sobre a pergunta: “Como a Pastoral Familiar, ao lado dos ministros ordenados, pode tornar-se pescadora de famílias em todas as idades e condições?”. O momento possibilitou identificar fragilidades, partilhar experiências e propor caminhos concretos para fortalecer a ação missionária.
Foram apresentados ainda o Plano de Ação Pastoral 2026–2028, o Calendário 2026 e a prestação de contas. Um dos pontos altos do encontro foi a entrega dos certificados da 1ª Turma de Formação Presencial para Casais Catequistas do Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio. Ao todo, 14 casais concluíram a formação e, a partir de 2026, poderão iniciar o acompanhamento de noivos em suas paróquias, com a anuência dos respectivos párocos.
A assembleia foi concluída com a entrega dos certificados de participação e um forte clima de comunhão e envio missionário. O encontro reafirmou o compromisso da Pastoral Familiar com a escuta, a unidade e a missão. Integrando discernimento sinodal, formação, espiritualidade e celebração.
Texto: Cristiano e Jaqueline Fotos: Comunicação da Pastoral Familiar Edição: André Luiz Gomes

