Família

Encontro Mundial das Famílias: “Somos todos filhos, somos todos irmãos”

por Pastoral Familiar, 24 de fevereiro de 2022, 0 Comentários(s)

A catequese para esta semana do X Encontro Mundial das famílias é “Somos todos filhos, somos todos irmãos”. O material serve de apoio para as dioceses na preparação para o evento, que será realizado entre os dias 22 e 26 de julho deste ano. As catequeses foram preparadas pela Diocese de Roma, em parceria com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

O material está disponível para o download em: https://bit.ly/3IpCo20

O tema ressalta a importância da figura do “irmão” e “irmã”, “filhos” e “família” que são palavras que o cristianismo utiliza com frequência e que todas as culturas e épocas entendem. O texto reforça que Deus Pai pensou em cada um de nós e tem nos amado antes mesmo de nascermos. “Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; Antes que saísses do seio, eu te consagrei” (Jr 1, 5)”, lembrou o versículo bíblico.

Foto: Divulgação/EMF

“Se pensarmos que fomos escolhidos e chamados desde todo o sempre, este estar no coração liberta-nos da angústia, garantindo que estamos enraizados desde sempre num amor que vem “antes” de qualquer outra coisa”, diz o material.

A catequese ainda aponta que devemos viver na fraternidade. “A família é o primeiro lugar em que se aprende a viver a fraternidade à qual, como filhos de um único Pai, somos todos chamados”, reforça.

O material ainda traz sugestões de reflexão em casal, família e comunidade: 1) O que experimentamos quando nos sentimos ajudados, amados, perdoados? 2) Por quem nos sentimos ajudados, amados, perdoados? 3) nos últimos dias fiz alguém feliz, ou tive dificuldade de amar alguém?

Para ajudar na catequese preparatória para o Encontro Mundial das Famílias sugere-se a leitura de quatro catequeses do Papa Francisco, de 2015, nas quais o Pontífice aborda o tema da família.


Leia também:
Catequese do Encontro Mundial das Famílias: “Nazaré: tornar o amor normal”

“Chamados à santidade” é tema de catequese do Encontro Mundial das Famílias

Confira a catequese “Vocação e Família” do Encontro Mundial das Famílias

Saiba mais

Para favorecer a participação das famílias de todo o mundo, que ficavam distante do evento, o evento será realizado em um formato multicêntrico – em Roma e em cada diocese, entre os dias 22 e 26 de julho deste ano. O tema será “O amor em família: vocação e caminho de santidade”. Por isso, é importante que leigos, pastorais, padres e bispos comecem a se preparar para promover o encontro.

Veja: Dioceses devem preparar o X Encontro Mundial das Famílias

Foto de capa: Divulgação/EMF