Farol Vida e Família: para estar por dentro da realidade
A maioria da população brasileira continua contra a legalização do aborto. Pesquisa divulgada pelo site Poder360 mostrou que 58% dos brasileiros não aprova uma mudança na legislação que criminaliza a prática.
A pesquisa foi feita pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do site Poder360 em divulgação feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
De acordo com a pesquisa, 31% dos entrevistados são a favor da legalização e 11% não sabem ou não responderam.
Os dados foram coletados de 4 a 6 de janeiro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 518 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
A pesquisa também separou por grupos de acordo com essas características, relacionando com as respectivas respostas. Entre os que são contrários a interrupção de uma gestação, destacam-se as mulheres (65%); pessoas com 60 anos ou mais (71%); os que têm só o ensino fundamental (66%); moradores da região Sul (86%); e os que recebem de 2 a 5 salários mínimos (66%).
Com informações de Poder360