No próximo domingo (23), a Igreja Católica em todo o Mundo celebra o 3º Dia Mundial dos Avós e Idosos. Neste ano, o tema será “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50)”. O tema expressa uma ligação com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto de 2023.
Para não deixar a data passar em branco, a Pastoral Familiar sugere algumas ações para envolver toda a família nesta celebração. O objetivo é reconhecer a importância e o valor dos idosos na comunidade e nas famílias, não somente na questão de cuidados, mas como agentes missionários que através de suas orações suplicam pela Igreja, pelas famílias e pela sociedade. Publique nas redes sociais e compartilhe conosco por meio das hashtags: #conectandogeracoes ou #diamundialdosavos.
Ações práticas
- Fazer uma serenata em casas de repouso;
- Dedicar um tempo para deixar a tecnologia de lado e converse mais com o vovô e a vovó;
- Conversar com seus avós para conhecer as orações que eles fazem;
- Perguntar se seus avós têm um lugar especial de oração;
- Ir junto com os avós/idosos para participar da Santa Missa;
- Abraçar demorado seus avós;
- Fazer um momento especial de oração por seus avós/idosos;
- Visitar um idoso (que não sejam seus avós);
- Ajudar seus avós com as tecnologias;
- Conhecer a rotina dos seus avós;
- Preparar o almoço de domingo com avós/idosos.
Dia Mundial dos Avós
Esta é a terceira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração em 2020, em meio à pandemia. O momento é celebrado sempre no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus.
Por ocasião do Dia, o Santo Padre presidirá uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro e convida paróquias, dioceses, associações e comunidades eclesiais de todo o mundo a celebrar a data em seu próprio contexto pastoral.