Além do Dia de São José, celebramos, nesta quarta-feira (19), os nove anos da publicação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, sobre o amor na família, do Papa Francisco. No texto, o Pontífice traz temas como a fecundidade do casal, adoção, acompanhamento dos casais jovens, a integração das famílias feridas na comunidade de fé, entre tantos outros assuntos.
Por isso, a Comissão Vida e Família separou alguns destaques deste momento especial para a Igreja Católica em todo o mundo e que nos impulsiona a continuar na evangelização das famílias.
- nº 35 – “Como cristãos, não podemos renunciar a propor o matrimônio, para não contradizer a sensibilidade atual, para estar na moda ou por sentimentos de inferioridade face ao descalabro moral e humano”.
- nº 58 – “Diante das famílias e no meio delas, deve ressoar sempre de novo o primeiro anúncio, que é o mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário e deve ocupar o centro da atividade evangelizadora”.
- nº 72 – “Os esposos são, portanto, para a Igreja a lembrança permanente daquilo que aconteceu na cruz; são um para o outro, e para os filhos, testemunhas da salvação, da qual o sacramento os faz participar”.
- nº 72 – “O matrimonio é uma vocação, sendo uma resposta ao chamado especifico para viver o amor conjugal como sinal imperfeito do amor entre Cristo e a Igreja. por isso a decisão de casar e formar família deve ser fruto de um discernimento vocacional”.
- nº 88 – “A beleza do dom reciproco e gratuito, a alegria pela vida que nasce e pelo cuidado amoroso da parte de todos os membros, dede os pequeninos até os idosos, são alguns dos frutos que tornam única e insubstituível a resposta à vocação da família”.
- n 99 – Ter paciência não é deixar que nos maltratem permanentemente, nem tolerar agressões fisicas, ou permitir que nos tratem como objetos…o problema surge quando nos colocamos no centro esperando que se cumpra unicamente a nossa vontade”.Acesse a Amoris Laetitia na íntegra
Webinário
Para 2026, quando a Exortação Apostólica Amoris Laetitia completará 10 anos da sua publicação, a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prepara o Webinário Alegria do Amor para discutir temas ligados ao texto, assim como foi feito em 2021 quando foi celebrando os cinco anos da carta às famílias.