A Comissão Regional da Pastoral Familiar do Regional Sul 2 (Paraná) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, nos dias 15 e 16 de março, um encontro estratégico na paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Goioerê (PR). O evento reuniu a Comissão Regional e os coordenadores das quatro províncias do Paraná (Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá) com o objetivo de avaliar as ações de 2024 e organizar as atividades programadas para 2025.
O encontro contou com a presença do bispo de Apucarana e referencial para a Pastoral Familiar no Paraná, dom Carlos José de Oliveira; do assessor eclesiástico padre Glauco de Camargo Pinto; além do casal coordenador regional Cloves e Milene Angeleli, da diocese de Toledo (PR) e representantes das províncias do estado.
Reflexões e diretrizes para 2025
As atividades iniciaram com um momento de oração e partilha, conduzido pelo padre Glauco, seguido pela acolhida de dom Carlos, que orientou as diretrizes da Pastoral Familiar para o próximo ano em nome dos bispos do Paraná. Em seguida, houve uma avaliação do Congresso Regional da Pastoral Familiar e das atividades desenvolvidas em 2024, destacando as boas práticas e os desafios enfrentados no trabalho pastoral com as famílias.
Dentre as principais decisões para 2025, a comissão organizou a agenda das visitas pastorais às províncias, que acontecerão ao longo do ano. Esses encontros visam fortalecer a formação dos agentes pastorais, promover partilhas e aprofundar a realidade pastoral de cada diocese.
Durante essas visitas, os temas abordados serão: formação sobre as atribuições dos setores da Pastoral Familiar (pré-matrimonial, pós-matrimonial, casos especiais e serviço à vida); demonstração prática das atividades pastorais e apresentação dos movimentos que atuam com as famílias; escuta das dioceses e levantamento das realidades pastorais, considerando desafios, alegrias e esperanças de cada região, com base nos itinerários pastorais. Essas visitas também servirão de preparação para a Assembleia Regional, consolidando as reflexões e ações a serem desenvolvidas.
Assembleia Regional e Eleição da Nova Coordenação
Outro marco importante definido no encontro, foi a preparação da Assembleia Regional da Pastoral Familiar, que acontecerá de 28 a 30 de novembro de 2025, na província de Curitiba.
Com o tema “Pastoral Familiar: Desafios, Alegrias e Esperanças”, a assembleia abordará os seguintes subtemas: liderança na Igreja e na Pastoral Familiar; fortalecimento da Pastoral Familiar; novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja.
Além disso, a assembleia será eletiva, elegendo o novo casal coordenador regional e os novos membros da Comissão Regional da Pastoral Familiar, que é composta por um casal de cada província eclesiástica.
Participação nas atividades nacionais
Durante o encontro, também foi reforçada a importância da participação ativa das dioceses e paróquias do Regional Sul 2 nos eventos nacionais da Pastoral Familiar, promovendo unidade e fortalecimento das ações pastorais.
Confira a programação:
24 e 25 de maio: 15º Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).
12 a 14 de setembro: XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, em João Pessoa (PB).
10 a 16 de agosto: Semana Nacional da Família, momento de reflexão e ação para o fortalecimento das famílias.
1 a 7 de outubro: Semana Nacional da Vida, culminando no Dia do Nascituro (8 de outubro), reforçando a defesa da vida desde a concepção.