Igreja

Assista às palestras do X Encontro Mundial das Famílias

por Luiz Lopes, 1 de julho de 2022, 1 Comentários(s)

O X Encontro Mundial das Famílias foi realizado entre os dias 22 e 25 de junho, em Roma e, de forma multicêntrica em todo o mundo. Na cidade sede, aconteceu o Congresso Teológico Pastoral com várias reflexões a partir do tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade“. O Portal Vida e Família recorda aqui o que foi abordado em cada dia e oferece os links dos vídeos com a tradução para o Português.

22/6 – Festival das Famílias

Na abertura do X Encontro Mundial das Famílias, um encontro dos delegados do mundo inteiro com o Papa Francisco. Partilhas de testemunhos sobre experiências que, segundo o Papa, “serviram de amplificadores: vocês deram voz à experiência de muitas outras famílias no mundo que, como vocês, vivem as mesmas alegrias, inquietações, tribulações e esperanças”.

Confira como foi o Festival das Famílias:

A cobertura no Portal Vida e Família, aqui.

23/6 – Amor familiar

No primeiro dia do Congresso Teológico-Pastoral, esteve no centro das reflexões a temática “Amor Familiar”. Foram ministradas palestra sobre “Igreja doméstica e sinodalidade” e sobre “Acompanhar os primeiros anos de casamento”. E também painéis sobre “Esposos e sacerdotes unidos para construir a Igreja”, “Jovens e idosos juntos para a Igreja de amanhã”, “O amor em família na provação” e sobre “Acompanhar a paternidade e a maternidade”. No painel de número três, o casal de brasileiros André e Karina Parreira contribuíram com a exposição “Amor em família: maravilhoso e frágil”.

Os vídeos estão divididos em duas partes:

Parte 1

Parte 2

24/6 – Vocação

Já no segundo dia de reflexões, o tema em destaque foi “Vocação”. Foram as palestras “Identidade e missão da família cristã” e “O catecumenato matrimonial”. Mais três painéis ajudaram a aprofundar o tema: “Ser cristão na era digital”, “Vocação e missão nas periferias existenciais” e “Formar acompanhadores e formadores: leigos, presbíteros e seminaristas”. O casal brasileiro Fabíola Goulart e Gustavo Huguenin colaboraram com a exposição sobre “Mídias sociais: um ‘ambiente’ para nossos filhos?”

25/6 – O caminho da santidade

No dia 25 de junho, a primeira palestra tratou da temática proposta para aquele dia: “Família, caminho de santidade”. Dois painéis concluíram as partilhas: “Caminhos de santidade” e “Esposos e famílias: santidade no cotidiano”.


Confira também:

Comentários

  1. BOA NOITE
    SOU ETERNAMENTE GRATA POR CONHECER,ESSA EQUIPE QUE BUSCA AJUDAR AS FAMILIA QUE TANTO SOFRE,
    SOU CATOLICA NAÕ CONHECIA UM MATERIA RICO, PARA AUXILIAR MEU TRABALHO NA EDUCACAÕ .

    OBRIGADA
    FRANCISCA VIANA DA SILVA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.