Regionais

Bispos de Santa Catarina apresentam ações para a Vida e a Família no Vaticano

por Andre Luiz, 7 de novembro de 2022, 0 Comentários(s)

Os bispos do Regional 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fizeram a vista ad limina apostolurum, no Vaticano no final de outubro deste ano. Entre as várias reuniões realizadas, o grupo de prelados de Santa Catarina se reuniu com os representantes do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. O estado catarinense reúne 10 dioceses com 386 paróquias. Estima-se que há mais de 4,5 milhões católicos na localidade.

Durante o encontro, dom Guilherme Antônio Werlang, Bispo de Lages (SC), representando os Bispos de Santa Catarina, discursou para o cardeal Prefeito Kevin Joseph Farrell e demais membros do Dicastério. Ele apresentou os setores e grupos existentes no Regional: Conselho Regional do Laicato, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Grupos de Reflexão/Família, Pastoral Juvenil, Pastoral Familiar, Novas Comunidades, Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), Renovação Carismática Católica (RCC) e Obra Kolping, entre outros.

A Pastoral Familiar foi um dos destaques relacionados à evangelização, pois está presente nas 10 dioceses com a missão de ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos.

“A Iniciação à Vida Cristã não pode ser uma catequese ocasional, em vista apenas dos sacramentos, mas implica em um itinerário de fé permanente. A Iniciação à Vida Cristã desperta, amadurece a fé inicial e educa a pessoa como verdadeira discípula de Cristo. Como características do discipulado, são indicados que Cristo seja o centro da pessoa, por meio de um constante encontro; tenha espírito de oração; seja amante da Palavra e participante da Eucaristia, inserido na comunidade eclesial e social e tenha um coração missionário”, disse Dom Guilherme Antônio Welang.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *