Família

Vaticano disponibiliza Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial em português

por Andre Luiz, 3 de novembro de 2022, 0 Comentários(s)

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida preparou um documento que oferece aos sacerdotes, esposos e todos aqueles que trabalham na Pastoral Familiar uma visão e uma metodologia renovada de preparação para o sacramento do Matrimônio e para a vida conjugal. O livro “Itinerários catecumenais para a Vida Matrimonial. Orientações pastorais para as Igrejas particulares” está disponível em português e o download está disponível em: https://bit.ly/3WtLa6p

O material é uma iniciativa do Ano “Família Amoris Laetitia” e responde ao desejo do Santo Padre de oferecer novos caminhos de preparação para o sacramento do Matrimônio. O livro já foi traduzido também para o italiano, o inglês, o espanhol, e para o francês.

“Trata-se de uma ferramenta pastoral que segue uma indicação que tenho expressado repetidamente, ou seja, “a necessidade de um ‘novo catecumenato’ em preparação para o matrimônio”; com feito, “é urgente atuar concretamente aquilo que já foi proposto na Familiaris consortio (cf. n. 66), ou seja, que assim como para o batismo dos adultos o catecumenato faz parte do processo sacramental, também a preparação para o matrimônio se torne uma parte integrante de todo o procedimento sacramental do casamento, como antídoto que impede o multiplicar-se de celebrações matrimoniais nulas ou então inconsistentes.”, explicou o Papa Francisco no prefácio do livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *