• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
quarta-feira, outubro 14, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Igreja No Brasil

Celebre em família a Semana Santa

01/04/2021
em No Brasil
Tempo de leitura: 4 mins leitura
A A
0
Celebre em família a Semana Santa

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou roteiros para as celebrações em família do Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão, Sábado Santo e Domingo de Páscoa. As famílias poderão realizar suas celebrações da Palavra em casa, especialmente neste contexto de pandemia.

“Novamente esta Semana Maior, a Semana Santa, será celebrada no contexto da pandemia da COVID – 19, que desde o ano passado nos obrigou a elaborar e adotar normas e práticas de segurança sanitárias que buscassem garantir a defesa e a conservação da vida de nossos fiéis, pelo cuidado com a não disseminação do vírus em nossas celebrações litúrgicas. […] convidamos aos fiéis a cultivar momentos de oração em família ou pessoalmente a partir de subsídios propostos pelas próprias dioceses e paróquias. Nossa Comissão, desde o ano passado, vem oferecendo semanalmente e oferecerá também para as celebrações da Semana Santa o subsídio ‘Celebrar em Família’”, reforça a Comissão para a Liturgia.

Confira os materiais e indicações para cada dia:

Quinta-feira Santa

Nesse dia, a Igreja dará início ao Tríduo Pascal, no qual se celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, mistério central da nossa fé e centro do Ano Litúrgico. No primeiro dia do Tríduo celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e o mandamento do amor, com o gesto de lava-pés. A Comissão para a Liturgia da CNBB sugere no Roteiro Celebrar em Família, onde for possível, colocar em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), de forma bem visível, um jarro com bacia e toalha, um ícone eucarístico ou outro ícone relacionado ao que é celebrado.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA DA QUINTA-FEIRA SANTA

Sexta-feira Santa

A celebração para a Sexta-feira Santa é para ser realizada a partir das 15h de sexta-feira, dia 2 de abril. Neste dia, a Igreja nunca celebra a Eucaristia, mas adora a Santa Cruz, celebrando a sua origem do lado de Cristo que nela morre e nesse trono real dá a salvação à humanidade. Nas casas, as famílias voltam seu olhar para aquele que foi crucificado por nós. O rosto de Jesus, contemplado na cruz, é um rosto desfigurado porque está carregado do pecado do homem, mas é ao mesmo tempo um rosto transfigurado, porque os seus olhos permanecem fixos no Pai, em cujas mãos se abandona.

Para a celebração, o roteiro indica que seja colocada em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), bem visível, uma cruz com pano vermelho.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA A SEXTA-FEIRA SANTA

Sábado Santo

Dia de recolhimento, no Sábado Santo, a Igreja permanece junto do Sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida à mansão dos mortos (1Pd 3,19), esperando na oração e no jejum a sua ressurreição’ (Paschalis Sollemnitatis, n. 73). Ajudarão a bem viver esse dia, de acordo com a Comissão para a Liturgia da CNBB: a oração do Ofício Divino, uma Celebração da Palavra em família (conforme subsídio “Igreja em Oração” – Abril 2021, pág 44) ou outra oração da piedade popular como, por exemplo, a meditação das Sete Dores de Nossa Senhora ou a Via-sacra.

“Hoje, no Sábado Santo – o grande Sábado, como foi chamado pelos Padres da Igreja –, não há nenhuma celebração eucarística. Somente as horas do Ofício Divino são rezadas, e são celebradas a capella, isto é, sem qualquer acompanhamento instrumental”, orienta o subsídio Celebrar em Família. O momento do Ofício Divino na manhã de sábado é realizado num local despojado de flores, toalha, velas, cruz, etc.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA O OFÍCIO DA MANHÃ DE SÁBADO SANTO

Domingo da Páscoa

Na grande celebração da ressurreição de Jesus, o Roteiro Celebrar em Família sugere que, onde for possível, colocar em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), bem visível, uma linda toalha branca e um vaso de flores. Também indica que seja preparado um pequeno recipiente de vidro com água e um raminho para a aspersão da família; uma vela maior enfeitada com uma cruz e inscrito o ano de 2021. A sugestão é que a celebração aconteça antes do almoço ou do jantar e assim seja preparar uma toalha festiva para a mesa e um prato saboroso.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA PARA O DOMINGO DE PÁSCOA

Fonte: CNBB
Tags: Celebrar em famíliaSemana Santa
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Argentinos pedem revogação da lei do aborto

Próximo

A carta de amor que o Papa escreveu para as Famílias

Próximo
A carta de amor que o Papa escreveu para as Famílias

A carta de amor que o Papa escreveu para as Famílias

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Olá, estimadas famílias. Estamos aqui no Vaticano, na sala Paulo VI, para o nosso quinto dia de reflexões sobre os 10 anos da Amoris Laetitia. E hoje tratando especificamente dos do tema nas dificuldades da vida, acompanhamento e apoio necessário às nossas famílias.

Para o início desta reflexão, foram introduzidos a os o tema com algumas colocações que vocês encontram também no site apontado onde estão todos esses subsídios que estamos aqui trabalhando. E tudo isso nos fez mergulhar ainda mais profundamente no capítulo oitavo de Amoris Laetitia, como em toda ela que permeia esse cuidado, esse apoio e esse acompanhamento.

Mas hoje precisamente falando das dificuldades que passamos enquanto famílias, se suscita a necessidade de passarmos da assistência para o acompanhamento. A importância de formarmos redes de apoio tanto comunitária quanto profissional e pastoral. Não podemos estar sozinhos, precisamos de apoio de toda essa conjuntura.

Ajuda mútua, sem julgamentos, fraternal, menos formal, precisamos de processos de discernimento.

Nesses 10 anos, Amoris Laetitia nos leva a mostrar o rosto materno da Igreja. Materno como da mãe Aparecida, que ama e abençoa o Brasil. Por isso nós daqui pedimos também a bênção dela sobre todo o nosso povo brasileiro.

Um fraterno abraço a todos.
  • Que Nossa Senhora Aparecida interceda por cada lar, fortaleça os casais, proteja as crianças, acompanhe os jovens e cubra com seu manto os idosos e todos aqueles que precisam de cuidado.

Que Maria nos ensine a viver uma fé que se transforma em presença, cuidado e amor dentro de nossas famílias.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
  • Deus continua nos convidando. Como nossa família tem respondido?

O Evangelho deste domingo nos apresenta um convite para participar da alegria do Reino. E, muitas vezes, Deus também nos chama por meio das pequenas oportunidades do cotidiano: na oração em família, na Santa Missa, no serviço, no perdão e na reconciliação.

Que nesta semana nossa família tenha um coração disponível para dizer “sim” aos convites de Deus.
  • Famílias que evangelizam, Igreja que caminha junto!

A missão de cuidar, acompanhar e fortalecer as famílias é um chamado de toda a Igreja. Em cada encontro, partilha e experiência, renovamos a certeza de que nenhuma família deve caminhar sozinha.

Que possamos construir, juntos, uma Igreja cada vez mais próxima das famílias, acolhendo suas realidades, reconhecendo sua beleza e enfrentando seus desafios à luz do Evangelho. 

A família é caminho de esperança para a Igreja e para o mundo!
  • Famílias de todos os continentes, desafios semelhantes e uma missão que permanece: formar, acompanhar e evangelizar. 

Hoje, na Sala Paulo VI, refletimos sobre a realidade, a beleza e os desafios das famílias. Um caminho que pede uma Igreja cada vez mais próxima e preparada para caminhar com elas.

Seguimos unidos às famílias do Brasil!
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.
Sair da versão mobile