A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) incentivou os bispos e arcebispos de todo o país a rezarem pela realização do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, em João Pessoa (PB). Uma carta foi endereçada aos prelados nesta terça-feira (2). Neste ano, o encontro tem como tema: “Família, peregrina de esperança”. O lema que acompanha o tema é “Um só coração, uma só alma” (At 4,32).
Confira o texto na íntegra:
Brasília (DF), 02 de setembro de 2025.
Aos srs. Arce(Bispos)
É com muita alegria que dentro em breve realizaremos o XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, um momento de graça e comunhão para toda a Igreja no Brasil, entre os dias 12 e 14 de setembro. Trata-se de um encontro que deseja reafirmar a centralidade da família no projeto de Deus, lugar onde a vida nasce, é acolhida e cuidada. Quem irá nos acolher é a Arquidiocese da Paraíba, no Regional Nordeste 2 e desde já nossos agradecimentos pela organização do congresso.
Sabemos, como nos recorda São João Paulo II, que “o futuro da humanidade passa pela família”. Por isso, o Congresso não é apenas um evento, mas uma oportunidade para renovar a esperança e fortalecer as comunidades eclesiais no serviço à vida e ao matrimônio.
À luz do magistério do Papa Francisco, que em Amoris Laetitia recorda que “a pastoral familiar deve tornar-se mais missionária”, este Congresso deseja ser um cenáculo de discernimento, partilha e envio, onde nossas famílias possam sentir-se chamadas a ser “discípulas missionárias” no coração da sociedade.
Diante desta importância, vimos humildemente pedir a Vossas Excelências que, em comunhão com as Igrejas particulares, mobilizem os fiéis para alguns dias de oração e intercessão entre 8 e 12 de setembro, preparando espiritualmente o Congresso. Pode-se rezar preces nas missas, celebrações da Palavra, celebrações nos setores, encontros de pastorais, adoração ao Santíssimo e em momentos de devoção familiar.
A Sagrada Escritura nos ensina: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os construtores” (Sl 127,1). É com esta confiança que suplicamos a intercessão de Maria, Rainha da Família, e de São José, guardião da Sagrada Família de Nazaré, para que iluminem e sustentem os frutos deste Congresso.
Como já destacou o Papa Bento XVI, “a família fundada no matrimônio é patrimônio da humanidade, constituindo um bem precioso para a Igreja e para a sociedade”. Queremos que esta certeza esteja no coração das nossas orações, para que as famílias renovem sua missão de ser igrejas domésticas, testemunhas da fé e da esperança cristã.
Caríssimos irmãos, confiamos que este gesto de comunhão espiritual reforçará ainda mais os vínculos entre nossas Igrejas particulares, fazendo-nos experimentar a graça da unidade eclesial. “Perseveravam unânimes na oração” (At 1,14): que esta mesma atitude dos discípulos em Pentecostes seja inspiração para todos nós.
Na certeza de vossas preces e proximidade, agradecemos desde já por este apoio, e permanecemos unidos na missão de evangelizar as famílias e com as famílias.