O dom da vida é o mais precioso presente que Deus confere a cada uma de Suas criaturas, em especial ao ser humano. É um convite a participarmos do Seu projeto de amor, do verdadeiro amor que não pode ser contido, que transborda copiosamente do coração amoroso do Pai sobre cada um de nós.
A vida, este maravilho dom, precisa ser promovida, cuidada, celebrada e defendida em todas as suas fases, desde o seu início na concepção até o seu declino natural, no decorrer de todas as suas fazes. Cada concepção é uma alma que viverá para sempre junto de Deus, talvez algumas existirão no ventre materno por apenas alguns milésimos de segundo, enquanto outras, chamadas à luz por mais de uma centena de anos; todas, igualmente dotadas da mesma dignidade.
Para celebrarmos a vida em sua plenitude, contamos com a Semana Nacional da Vida, que acontece de 1º a 7 de outubro de 2025, com o tema “Cuidar de si, do próximo e da casa comum!”. No dia 8 de outubro celebramos o Dia do Nascituro.
A necessidade do cuidado começa em relação à nós mesmos, estende-se aos nossos irmãos, e alcança toda a criação. Que a confiança na providência divina nos impulsione a agir com amor e esperança, tendo como inspiração as palavras de São Pedro que norteia o lema para esta Semana: “Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele tem cuidado de vós” (1Pd 5,7).
A Semana Nacional da Vida é um tempo privilegiado para refletirmos sobre a dignidade da vida humana, promovendo uma cultura de acolhimento e valorização. É uma oportunidade para as famílias se tornarem autênticos faróis de esperança, evidenciando a importância de cada vida, especialmente as mais vulneráveis.
Seria muito bonito participarmos nas paróquias de atividades durante essa semana: Missas com intenções especiais pela vida; momentos de oração e adoração; palestras e rodas de conversa sobre temas relacionados à bioética e à família; ações sociais em prol de gestantes e crianças; refletir sobre temas relacionados à educação dos filhos; incentivar a atenção e o cuidado para com as pessoas idosas; campanhas de conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente; distribuição de panfletos com mensagens inspiradoras. Estas são apenas algumas sugestões, outras atividades poderão ser realizadas de acordo com a criatividade e o carisma de cada comunidade.
Que a participação ativa na Semana Nacional da Vida e no Dia do Nascituro, seja a manifestação da fé que nos move e da caridade que nos une, e possa fortalecer nossas famílias e comunidades, consolidando o compromisso com a promoção, o cuidado e a defesa da vida em todas as suas dimensões.
Que Deus nos inspire, nos conduza e nos cumule de bençãos. Que tenhamos todos uma frutuosa Semana Nacional de Vida. Celebremos!
Jeandré C. Castelon
Casado, pai de dois filhos, membro da Pastoral Familiar, Advogado e Mestre em Teologia Pastoral.