Com o tema “Família e Amizade Social”, a Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5 (Maranhão) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, entre os dias 12 a 14 de julho, o 5º Congresso Regional, na cidade de Santa Inês (MA), na diocese de Viana. O evento reuniu cerca de 300 participantes, das 12 dioceses maranhenses. O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, participou do encontro.
A abertura contou com a participação do padre Arlysson Ernesto, pároco da paróquia de Santa Inês, representando o bispo diocesano, dom Evaldo Carvalho; dom Armando Martinez, bispo de Bacabal (MA) e referencial para as famílias; padre Gerson, da diocese de Pinheiro; diácono permanente Marcos Cruz, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar no regional; Joimar e Lourdinha, casal coordenador regional da Pastoral Familiar; e Alfredo e Narciza, casal coordenador da diocese de Viana da Pastoral Familiar.
Dom Armando Martinez agradeceu pelo momento e pediu que fosse um encontro cheio de graça e de benção para a Pastoral Familiar e para todas as famílias que serão atingidas pela evangelização. Já o casal coordenador nacional, Alisson e Solange, destacou que é necessário resgatar a motivação de participar da Pastoral Familiar. “Voltemos revigorados, voltemos com o espírito novo”, disse Alisson. Solange complementou dizendo que é muito bom receber esse calor na pele e no coração que é vivo no olhar de cada um presente.
Para Joimar e Lourdinha, casal coordenador regional da Pastoral Familiar, o ponto máximo do congresso é a oração. “Que tenhamos um santo e abençoado congresso; que essa semente que for plantada aqui nesse congresso germine em nossas comunidades”, disse Joimar.
Dom Evaldo Carvalho, bispo da diocese de Viana, participou do Congresso auxiliando com a temática: “Sonhos e desafios para o desenvolvimento da fraternidade social”. Na oportunidade, ele destacou alguns pontos de esperança que auxiliam as famílias em vista a uma cultura do encontro, baseado nos ensinamentos de Papa Francisco: comunhão, fraternidade e diálogo.
“Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportai-vos uns aos outros no amor.” (Efésios 4,2)
Padre Orlando Ramos, assessor eclesiástico da Pastoral familiar na arquidiocese de São Luís (MA), levou os congressistas a refletir ao perguntar quem se sente humilde, amável ou paciente. Termos apresentados por São Paulo na carta aos Efésios. Nesse sentido, padre Orlando reforçou a questão de todos se sentirem pertencentes da igreja, e não trabalhar apenas em prol de uma pastoral específica, mas sim caminhar juntos, conforme convoca Papa Francisco com a sinodalidade.
“Esse versículo do lema do congresso que nos fazer repensar sobre a nossa conduta. A nossa conduta em casa, na igreja e na sociedade, além de colocar esse amor como centro desse suportar, desse aguentar”, finalizou padre Orlando Ramos.
Jubileu da Esperança
A Santa Missa de envio foi realizada no domingo (14), presidida por dom Armando Martinez. Foi um momento especial para os agentes que, representados por seus respectivos coordenadores diocesanos, receberam o kit (composto por uma vela, um símbolo e uma cartilha do Jubileu da Esperança), que marca as comemorações do Jubileu das Famílias, que vai ocorrer em todo ano de 2025, conforme o Ano Jubilar proposto pelo Papa Francisco. Todos os presentes, participaram do ato celebrativo de pintar uma árvore com sua digital, mostrando às futuras gerações a importância que foi este momento jubilar para as famílias do Maranhão.
A Igreja celebrará em 2025 o Jubileu da Esperança, para isso, o Papa Francisco escolheu o tema “Peregrinos da Esperança”, marcando o Ano da Oração.