Na próxima sexta-feira (18), cerca de 1 milhão de crianças em todo o mundo participarão novamente da iniciativa “Um milhão de crianças rezando o terço”. O objetivo é rezar pela paz. Na última edição, mais de 100 países participaram da campanha conduzida pela Fundação Pontifícia “Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). O Terço das Crianças ocorre todos os anos em outubro, mês do rosário.
A campanha surgiu em 2005, quando um grupo de crianças rezava o terço à beira do caminho para um santuário em Caracas, Venezuela. Além de rezar pela paz e a unidade no mundo, a iniciativa quer estimular crianças e jovens a confiarem em Deus nos momentos difíceis.
A fundação pontifícia também disponibilizou um material gratuito para quem for rezar o terço com as crianças nas paróquias, escolas, famílias. O material contém instruções sobre como rezar o terço, meditações curtas para as crianças sobre os mistérios do rosário, um ato de Consagração a Nossa Senhora para as crianças, uma história em quadrinhos da parábola do filho pródigo, desenhos para colorir e um passo-a-passo de como fazer uma dezena do terço de macramê.
Papa Francisco
Após a oração do Ângelus no domingo (13), o Papa Francisco destacou a iniciativa e convidou a todos os fiéis a se unirem ao Terço das Crianças. Ele agradeceu aos meninos e meninas que participarão da iniciativa e disse que estará unido a eles em oração. “E à intercessão de Nossa Senhora confiamos a martirizada Ucrânia, Mianmar, Sudão e as outras populações que sofrem com a guerra e toda forma de violência e miséria”, acrescentou.
Acesse o material: https://www.acn.org.br/terco-das-criancas/
Como rezar?
Na paróquia
Na paróquia, reúna as crianças da catequese e demais para participarem do Terço. Que sejam elas mesmas a conduzir a oração. Ao final, uma pequena confraternização é bem-vinda, afinal, Deus é alegria.
Em casa
Em casa, com a presença da família, busque se acomodar em um lugar propício e, por que não, diferente. Se houver condições para isso, convide vizinhos para se juntar neste dia. Além da intenção pela paz e unidade, é bom agradecer e pedir pelas vidas que ali se encontram reunidas.
Na escola
Na escola, o espaço mais amplo pode resultar numa melhor experiência de acolhida a todos. Crie uma comissão de crianças que ficarão responsáveis (com apoio dos adultos) por conduzir a oração, isso gera protagonismo; e divida a participação das Ave-Marias entre as classes participantes.