O Papa São João Paulo II convocou as famílias de todo o mundo para Roma, para celebrar o primeiro Encontro Mundial das Famílias, em 1994. Depois de 30 anos, para celebrar a data, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida publicou um documentário para reviver a alegria dos encontros com os últimos três Pontífices. O vídeo também se propõe a olhar para o próximo encontro, em 2028, sem local definido ainda.
No documentário de pouco mais de dez minutos, as palavras dos papas se entrelaçam com a história desses trinta anos, conduzida pela voz do Cardeal Kevin J. Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
A iniciativa é uma valiosa ferramenta pastoral, ideal para se mostrar em eventos, encontros com famílias e seminários de Pastoral Familiar. Pode ser usada nos percursos de preparação para o casamento, na catequese para casais, ou até mesmo nas catequeses para crianças, ajudando a retraçar a “história de amor” que a Igreja tem com a família e a mostrar a alegria de participar da missão da Igreja. Muitas famílias, com sua beleza, com as suas feridas e dores, puderam experimentar e partilhar, precisamente nos Encontros Mundiais, a alegria de ter Cristo no centro de suas vidas.
O mini-documentário é ainda acompanhado por dez vídeos de um minuto, um para cada Encontro Mundial das Famílias, nos quais, à força das imagens, vem somar-se a profundidade das reflexões dos Pontífices sobre temas específicos, cada um sintetizado com uma palavra: luz, dom, filhos, caminho, fé, valores, sonho, domingo, alegria, missão. Esses breves vídeos serão divulgados nas redes sociais de Vatican News e do Dicastério.
Confira: