A Igreja Católica celebra, neste sábado (18) – em virtude da precedência do 4º Domingo da Quaresma -, o dia de São José, esposo de Maria e patrono da Igreja. A festa é comumente comemorada no dia 19 de março. A figura deste santo é de fundamental importância para a nossa vida cristã e para os cuidados necessários em relação à nossa vida e à família.
Homem justo
Quando o evangelho de São Mateus nos apresenta São José diz que é um “homem justo”. Isto porque diante da gravidez de Maria, não pensou em si mesmo e quis salvar Maria. Então, pensou em repudiá-la em segredo. No entanto, Deus vem ao seu encontro por meio de um Anjo que diz:
Obediente e protetor da vida
Depois do nascimento de Jesus, o Anjo volta a lhe falar a perseguição de Herodes. Então, para proteger a vida do filho, de noite, foge com a sua família para o Egito. Quando o Anjo avisa da morte de Herodes, José retornou à sua terra e ficou em Nazaré, na Galileia.
Pai putativo
Não há duvidas de que José amou Jesus com toda a ternura que um pai tem por seu filho. José foi escolhido por Deus para exercitar a paternidade com o próprio filho de Deus.
Neste ano, a Semana Nacional da Vida também abordará o tema da adoção. Saiba Mais: Dom Ricardo Hoepers anuncia temática da próxima Semana Nacional da Vida
Patrono da Igreja
São José também é considerado também patrono da boa morte porque teve a sorte de morrer acompanhado e consolado por Jesus e Nossa Senhora, segundo a Tradição da Igreja. Ele também foi reconhecido como Padroeiro da Igreja Universal por meio de um decreto do Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1870.
Para comemorar os 150 anos desta data, em 2020, o Papa Francisco publicou a carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai” e declarou o Ano de São José. A ocasião foi um importante momento, durante a pandemia da Covid-19, para refletir sobre a figura paterna de José: pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra.
Oração a São José
Ao fim da Carta Apostólica, o Papa Francisco convida a todos a dirigir uma oração ao esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!