No último domingo, 12 de março, mais de 20 mil pessoas foram às ruas de Madri, na Espanha, para celebrar e dizer “Sim à Vida”. A mobilização foi organizada pela associação que reúne mais de 500 entidades pró-vida no país. Também no âmbito eclesial será realizada uma atividade para promoção e defesa da vida desde a concepção até o fim natural. Será a Jornada pela Vida, marcada para o dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor. O lema para este ano é “Contigo pela vida, sempre”.
«Neste dia, a Igreja celebra o mistério da encarnação, quando o Verbo de Deus assumiu, por amor, nossa natureza humana para levá-la a sua plenitude», recordam os bispos da Subcomissão Episcopal para a Família e a Defesa da Vida da Espanha na mensagem para a jornada.
No texto, os bispos espanhóis também convidam a acompanhar a vida humana de cada pessoa, “em todas as fases da sua existência desde sua concepção, até sua morte natural, aumentando os cuidados quando a vida é mais vulnerável”.
Ganham destaque nesse cuidado os nascituros, frente “às leis que promovem e ampliam o suposto ‘direito ao aborto’, absolutamente injustas porque ‘legalizam a morte de pessoas inocentes e indefesas'”. Também os refugiados e imigrantes; as pessoas com doenças mentais, frente o “alarmante” aumento de suicídios; os idosos; e as pessoas no final da vida, cuja situação enfrenta a “grande tentação” de buscar “falsas vias, que pretendem eliminar o sofrimento”, mas que acabam com a vida da pessoa.