Em nota, o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, fez um convite à construção da paz, à superação do ódio, da vingança e da indiferença que corroem o tecido social, diante dos acontecimentos dos últimos dias na capital fluminense, após uma megaoperação contra o narcotráfico. Dados oficiais contabilizam 119 mortos.
“A violência e o medo têm ferido o coração da nossa cidade e tirado a paz de muitos lares”, afirmou dom Orani, descrevendo a realidade como “dolorosa”: “como Pastor desta Igreja, não posso deixar de expressar minha dor por tanto sofrimento e de reafirmar que a vida e a dignidade humana são valores absolutos. A vida humana é dom sagrado de Deus e deve ser sempre defendida e preservada”.
“Somos chamados, como discípulos de Cristo, a ser construtores da paz, a superar o ódio, a vingança e a indiferença que corroem o tecido social. É urgente que unamos nossas forças pela reconciliação, pelo respeito mútuo e, sobretudo, pela proteção da vida, pela promoção da justiça e pela construção de uma sociedade pacífica, que promova a dignidade de cada pessoa, especialmente dos mais pobres e vulneráveis”, disse.
Confira a mensagem na íntegra:
Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2025
“Bem-aventurados os que promovem a paz, porque
serão chamados filhos de Deus”
(Mt 5,9)Amados irmãos e irmãs em Cristo,
Hoje vivemos um dia muito difícil no Rio de Janeiro. Com profundo pesar, acompanhamos os trágicos acontecimentos deste dia, em que tantas vidas foram ceifadas. A violência e o medo têm ferido o coração da nossa cidade e tirado a paz de muitos lares. Diante dessa dolorosa realidade, como Pastor desta Igreja, não posso deixar de expressar minha dor por tanto sofrimento e de reafirmar que a vida e a dignidade humana são valores absolutos. A vida humana é dom sagrado de Deus e deve ser sempre defendida e preservada.
Quero elevar minhas preces e minha profunda solidariedade às famílias que choram a perda de seus entes queridos. Que Cristo, o Príncipe da Paz, envolva cada coração ferido com Sua ternura, restaure a esperança e faça brotar, mesmo entre as lágrimas, a certeza de que o amor é mais forte do que a morte. Que Ele transforme a dor em fé e a saudade em semente de vida nova.
Somos chamados, como discípulos de Cristo, a ser construtores da paz, a superar o ódio, a vingança e a indiferença que corroem o tecido social. É urgente que unamos nossas forças pela reconciliação, pelo respeito mútuo e, sobretudo, pela proteção da vida, pela promoção da justiça e pela construção de uma sociedade pacífica, que promova a dignidade de cada pessoa, especialmente dos mais pobres e vulneráveis.
Mesmo diante do caos, creio firmemente que o amor e o bem são mais fortes que qualquer violência. Peço a cada um que seja instrumento dessa paz. Não podemos alimentar o ódio, nem responder com indiferença. O Rio de Janeiro nasceu com vocação para a alegria e a acolhida. Que, com fé e perseverança, possamos devolver à nossa cidade o brilho da paz e a força da fraternidade. E, como diz o hino da nossa cidade: “Que Deus te cubra de felicidade — Ninho de sonho e de luz.”
Convido a todos a permanecerem firmes na oração e na construção da paz. Que nossas palavras e atitudes sejam sementes de reconciliação, e que cada gesto de amor seja um passo rumo a uma cidade mais fraterna e justa. Que o Senhor da vida converta nossos corações, cure as feridas da violência e nos faça instrumentos de Sua PAZ. Que Maria, Rainha da Paz, interceda por nossa cidade, por nossas autoridades e por todas as famílias atingidas pela tragédia de hoje.
Invoco, sobre todos, a bênção de Deus, sinal de esperança e consolo neste momento de dor.
Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro
Roteiro
Desde junho, a Coordenação Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) está realizando a Campanha “Famílias que rezam pela Paz”. Para ajudar nesta missão, a Comissão disponibiliza gratuitamente um roteiro completo com orações, leitura bíblica, meditação e sugestões para rezar o terço em família, com foco na paz no mundo e nas famílias.
Clique aqui para baixar o PDF do roteiro.
A iniciativa proposta pela Pastoral Familiar deseja ser sinal de esperança e de oração. Para participar, a orientação é realizar um gesto simples, mas carregado de significado: colocar um lenço branco no altar da sua casa, como um lembrete visível de que nunca podemos deixar de rezar pela paz.
Que cada lenço seja um clamor silencioso, um pedido insistente: Senhor, fazei de nós instrumentos da Tua paz. Compartilhe essa iniciativa! Vamos espalhar esse movimento de oração e esperança!

