A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jataizinho (PR), na diocese de Cornélio Procópio, recebeu o 4º encontro da Comissão Regional da Pastoral Familiar do Regional Sul 2 (Paraná) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, realizado em 23 de junho, contou com a participação de 300 integrantes da província eclesiástica de Londrina, além do casal regional Cloves e Milene Angeleli, e do bispo da diocese de Apucarana e referencial para a Pastoral Familiar no Paraná, dom Carlos José de Oliveira.
A comissão tem promovido esses encontros para estudo e reflexão dos objetivos e materiais disponíveis para a atuação da PF nas paróquias. Além disso, é um momento de motivação para as atividades programadas no calendário pastoral de 2024 e 2025. Durante o encontro, os participantes foram incentivados a conhecer os documentos da Igreja sobre a família para fundamentar as atividades pastorais. Também foi promovida uma reflexão sobre os desafios atuais das famílias, visando discutir estratégias pastorais para enfrentá-los. O encontro teve como objetivo motivar e formar os agentes pastorais, para que possam desempenhar seu papel de forma eficaz e compassiva, promovendo sua participação ativa na comunidade eclesial.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os itinerários e materiais disponíveis para o desenvolvimento das ações pastorais nas paróquias, além de receber orientações sobre atividades específicas para cada setor da Pastoral Familiar. O segundo semestre está repleto de atividades para a Pastoral Familiar no Paraná. Em agosto, será celebrada a Semana Nacional da Família; em outubro, a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro; e em novembro, acontecerá o Congresso Regional da Pastoral Familiar, na diocese de Apucarana.
O bispo de Cornélio Procópio, dom Marcos José dos Santos, e o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, também passaram pelo evento, levando mensagens de motivação e abençoando o encontro.