Os agentes da Pastoral Familiar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, ligado ao Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram reunidos no Centro de Estudos do Sumaré para um retiro de formação e espiritualidade. O encontro ocorre entre os dias 14e 16 de junho e foi uma oportunidade para reflexão, fortalecimento, formação e oração.
O retiro foi conduzido pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Antônio Augusto Dias Duarte, que também é o bispo referencial para a Pastoral Familiar. Durante o retiro, de uma forma catequética, Dom Antônio trouxe personagens bíblicos que se relacionaram com Jesus, como responderam e o que ficou após estes encontros. Passando por Pedro, José e Maria, Judas, os irmãos de Betânia, André, João e Zaqueu, ele concluiu as reflexões chamando a atenção para o encontro com Jesus na Eucaristia. “Se relacionar com Jesus de forma saudável é uma graça, aliada a um esforço pessoal, é o mesmo que conversão”, disse Dom Antônio Augusto.
Cesar e Solange Rodrigues, coordenadores do setor Casos Especiais da Pastoral Familiar local, aprovaram o encontro. “Caminhamos juntos com a família, os amigos, os convertidos, os problemáticos, até chegarmos ao nosso relacionamento com Ele, através da Eucaristia, que nos fortalece e anima para novos desafios. O encontro foi uma bênção”, disseram.
Texto: Vladimir Lima e Suzana Lima – Arquidiocese do Rio Edição: André Luiz Gomes