“Não vos conformeis com este mundo”. Esse é o convite a partir do tema do último encontro do Hora da Família mensal de 2021, preparado para este mês de novembro. As meditações do roteiro para encontros em famílias e nos grupos comunitários e da Pastoral Familiar destaca a convocação a “ser autênticos cristãos que, estando no mundo, descobrem-se criados para a eternidade”.
O encontro recorda o caminho de Jesus junto às famílias, seus encontros nos lares. A Igreja nascente também parte das casas, “pequenas comunidades eclesiais, Igreja dos mártires e santos, homens e mulheres, solteiros e casados, jovens e adultos, inseridos no mundo, mas não pertencentes ao mundo”. Para aqueles que foram transformados pela vivência do Evangelho, o encontro também sugere o pedido de intercessão, uma vez que em novembro há a celebração de todos os Santos e Santas.
Bíblia aberta
A proposta de leitura bíblica do encontro é de Romanos 12, 2 – 5, que traz o texto de São Paulo à comunidade de Roma, exortando-os a entregarem-se integralmente ao Pai.
“Assim como naquela época, também hoje estamos diante de uma grande complexidade social, mas, ao mesmo tempo, somos convidados a não nos conformarmos com as imposições do mundo e sim, moldarmos nossas mentes à Luz de Cristo. O convite que nos é feito considera aquilo que cada um de nós tem para contribuir, mesmo que de modo simples. Assim age Deus, fazendo-nos próximos d’Ele”.
O subsídio Hora da Família mensal também oferece textos meditativos, sugestões de preces para o grupo e indicações de compromissos concretos.
Casa da Caridade
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) já está preparando o material mensal para o próximo ano, com o tema “Família, casa da caridade”, à luz dos pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). O subsídio será lançado nas próximas semanas.