A intenção do Santo Padre para o mês de novembro é por aquelas pessoas que sofrem com a depressão. O vídeo do Papa Francisco com o pedido de oração foi publicado nesta quarta-feira (3) por meio da Rede Mundial de Oração do Papa. A iniciativa teve o apoio da apoio da Associação de Ministros Católicos de Saúde Mental (Association Of Catholic Mental Health Ministers), que oferece apoio espiritual a pessoas com doenças mentais e incentiva ações de prevenção de qualquer tipo de discriminação que as impeçam de participar plenamente na vida da Igreja.
No vídeo, Francisco demonstra preocupação com o estresse e a depressão que acometem a muitos, resultado de uma sobrecarga de trabalho. “A tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam dominando a vida das pessoas que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida atual”, apontou o Pontífice. Nesta situação, uma ajuda pode ser a escuta silenciosa e a oração, aliada a um “imprescindível acompanhamento psicológico”.
“Rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou de esgotamento extremo recebam o apoio de todos e recebam uma luz que as abram à vida”, convidou Francisco, citando as palavras de Jesus: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso.”
Confira o vídeo:
Dados
Estudo publicado neste ano estima que uma em cada dez pessoas no mundo convive com algum tipo de transtorno de saúde mental, ou seja, cerca de 792 milhões de pessoas. Dos diferentes transtornos existentes, o estudo destaca a depressão (264 milhões, 3%) e a ansiedade (284 milhões, 4%) como os transtornos mais comuns na vida das pessoas.
A ONU, por sua vez, alerta que a depressão, quando recorrente e de intensidade moderada ou grave, pode se tornar um grave problema de saúde. Na pior das hipóteses, pode levar ao suicídio, que atualmente tira a vida de mais de 700 mil pessoas por ano e ocupa o quarto lugar em causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
O diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, Pe. Frédéric Fornos SJ, comentou sobre a intenção para este mês de novembro: “A pandemia agravou o sofrimento de muitos. O Papa Francisco nos pede que rezemos e nos aproximemos daqueles que sofrem de extrema exaustão mental, emocional e física. É necessário um acompanhamento psicológico. Mas ele também nos lembra que as palavras de Jesus ajudam, oferecem conforto e cuidado: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. É também o conselho de Evagrio Ponticus, um Padre do deserto do século IV, chamado de ‘escrutinador da alma’, que identificou oito enfermidades da alma e propôs caminhos de vida, meditando na Palavra de Deus”, lembrou.