Igreja

Igreja inicia o Tempo do Advento: piedosa e alegre expectativa

por Pastoral Familiar, 2 de dezembro de 2023, 0 Comentários(s)

A Igreja Católica inicia neste domingo, 3 de dezembro, o Advento, tempo que dá início ao Ano Litúrgico e tem duas grandes características relacionadas à primeira e à segunda vinda de Jesus Cristo.

Os livros litúrgicos ensinam que o Tempo do Advento possui dupla característica: uma a da preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda de Jesus, o Filho de Deus, entre os homens. A outra característica tem presente essa lembrança, e motiva os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. É um tempo “de piedosa e alegre expectativa”.

São quatro domingos até o Natal, nos quais as leituras refletem, primeiro, sobre a espera alegre da segunda vinda de Jesus, e depois se destaca a recordação sobre o nascimento do Salvador em Belém.

O bispo de Erexim (RS), dom José Gislon, ressalta que o Advento é o tempo do cristão que está a caminho, “em direção à vida eterna, em direção ao céu”.

“Esse é um tempo para deixarmos florescer a espiritualidade do amor-comunhão, em que a nossa preocupação em enfeitar os espaços exteriores para as celebrações do Natal de Jesus seja motivada espiritualmente, pela mensagem de amor-comunhão entre o céu e a terra, e da realidade divina com as nossas fragilidades humanas”, ressalta. 

Ele recorda os símbolos próprios que a Igreja propõe para este tempo, como a coroa do Advento com as quatro velas, que marcam as quatro semanas que antecedem a chegada do Santo Natal. “Eles nos ajudam a percorrermos esse caminho de preparação interior, de espera e esperança”.

Sugestões para a vivência do Advento

A Igreja oferece a cada domingo o itinerário para a preparação para o Natal, mas também é possível aos fiéis que intensifiquem essa preparação com exercícios próprios, como roteiros de reflexão em família e as tradicionais Novenas de Natal, seja em família ou em comunidade.

Campanha para a Evangelização

No Brasil, é realizada a Campanha para a Evangelização, neste ano com o tema “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. Essa edição propõe a celebração dos 800 anos de criação por São Francisco de Assis do presépio e estimula as famílias e comunidades católicas do país a montarem esse sinal do nascimento de Jesus e compartilharem fotos usando a hashtag #presepioemcasa, assim como foi incentivado pela Pastoral Familiar nos últimos três anos.

Além da montagem do presépio, são oferecidos quatro folhetos com o roteiro de celebração especialmente para cada família rezar em sua casa (baixe aqui). Os fiéis do Brasil são motivados a contribuir generosamente, no 3º Domingo do Advento, com a coleta da Evangelização, que destinará os recursos para sustento das obras de evangelização no Brasil.

Novena de Natal

Com o mote “Reunidos em família preparando a vinda do Senhor”, a novena de Natal oferecida pela CNBB pode ser utilizado por grupos e comunidades católicas de todo o Brasil para despertar uma vida de oração por meio da cena do Presépio.

Com o tema “Orar com o Presépio”, a Novena apresenta um caminho para o Natal que atende ao chamado do Papa Francisco, que pediu a toda a Igreja que o ano de 2024 seja dedicado à oração, em vista da preparação para o grande Jubileu de 2025.

A publicação oferece um itinerário espiritual de preparação para o Natal de nove encontros. Cada um aborda um aspecto da oração como preparação para receber e acolher a Deus. O material oferece ainda um “encarte especial de atividades”, que pode ser destacado e entregue às crianças, com o objetivo de auxiliar pais e catequistas com atividades educativas relacionadas ao Tempo do Advento.

O livrinho da novena está disponível na loja virtual da Pastoral Familiar. Acesse loja.cnpf.org.br e peça o seu. Ou ainda pelo WhatsApp: clique aqui e fale com nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *