O Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) abriu 600 vagas para formação de agentes da Pastoral Familiar. A formação terá início no dia 18 de abril, com 90 dias de duração para cada uma das três fases do curso, oferecido por meio da plataforma de educação à distância (EAD).
O objetivo é alcançar e formar o maior número possível de agentes da Pastoral Familiar. De acordo com a coordenação do INAPAF, a monitoria nacional vai permitir atender, de imediato, agentes dos 19 regionais. Anteriormente a formação só era realizada naqueles regionais nos quais o Núcleo de Formação e Espiritualidade estava estruturado.
A iniciativa ganhou nova dinâmica após a restruturação da monitoria nacional do INAPAF. A partir de agora, são 24 monitores de várias partes do Brasil que irão acompanhar e avaliar as atividades dos alunos inscritos na plataforma EAD do INAPAF. Cada um deles será responsável por acompanhar um dos oito módulos contidos nas fases 1, 2 e 3. Para cada fase, serão oferecidas 200 vagas.
Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.inapaf.org.br/cursos. O valor a ser cobrado para cada fase será de R$ 80 (oitenta reais), incluindo o material impresso e as despesas com o frete. Ou seja, com esse valor, o inscrito receberá o material do módulo em sua casa. E, ao final da formação, o aluno receberá o certificado de concussão no e-mail cadastrado no ato da inscrição.
Meta prioritária
O casal coordenador nacional do INAPAF, Faustino e Eloina Suchla, salienta “que a formação dos agentes de Pastoral Familiar é meta prioritária e indispensável, conforme consta no Diretório da Pastoral Familiar”.
“… a formação desses agentes seja tal que saibam transmitir os ensinamentos da Igreja (…) com simplicidade, clareza e precisão”.
Diretório da Pastoral Familiar, capitulo 8, nº 461.
“A formação é um processo contínuo; ninguém se considere diplomado ou pronto em matéria pastoral”, citam.
Estrutura das Fases e conteúdos do Curso
INAPAF – FASE 1
Temas sobre relacionamento humano e evangelização, fundamentais para a pessoa e sua aplicação na atividade Pastoral e em outros campos missionários. Esses temas ajudam a pessoa a organizar e programar a ação pastoral.
Módulo 1 – Dignidade da Pessoa, premissa da Igreja
Módulo 2 – Construir proximidade, requisito para a Comunhão
Módulo 3 – União conjugal e Sacramento do Matrimônio
Módulo 4 – Família no Plano de Deus
Módulo 5 – Pastoral Familiar, estrutura e funcionamento
Módulo 6 – Setor Pré-Matrimônio
Módulo 7 – Setor Pós-Matrimônio
Módulo 8 – Setor Casos Especiais
INAPAF – FASE 2
Os temas desta fase nos informam sobre os valores humanos e evangélicos nos relacionamentos próximos e sobre a educação para a vida familiar, comunitária e social – ampliam e aprofundam os temas da fase anterior, propõem a vivência em família e comunitária dos valores cristãos, essenciais para uma vida de comunhão e partilha.
Módulo 1 – Boa Nova ética na evangelização da Família
Módulo 2 – Vocação e missão da pessoa
Módulo 3 – Dignidade e promoção da Vida Humana
Módulo 4 – Sexualidade humana
Módulo 5 – Planejamento familiar
Módulo 6 – Filhos, dom e missão
Módulo 7 – Ajuda à família em crise
Módulo 8 – Família, agente de transformação socioeconômica
INAPAF – FASE 3
Os temas desta fase contemplam elementos essenciais para os relacionamentos interpessoais na família e na comunidade, para a educação da afetividade e articulações interpessoais. Todos esses serviços à família estão baseados nos valores evangélicos, à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.
Módulo 1 – Diálogo, oração e família
Módulo 2 – A Pastoral Familiar e articulações prioritárias
Módulo 3 – Evangelização e ecumenismo como resposta ao vazio existencial
Módulo 4 – Ética, vida e família
Módulo 5 – Família e trabalho
Módulo 6 – Família e os meios de Comunicação social
Módulo 7 – Família e Educação
Módulo 8 – A Família de Nazaré
O INAPAF
O Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) é um órgão vinculado à Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e tem como finalidade promover a formação dos agentes, atendendo à meta prioritária e indispensável de formar agentes qualificados.
Criado em 1992, pelo até então Setor Família da CNBB, tinha o nome de Instituto Nacional de Pastoral Familiar (INPF), sediado na arquidiocese de Curitiba. A partir de 2001, foi transferido para Brasília com o nome atual de INAPAF.