Igreja

Como celebrar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

por Andre Luiz, 15 de julho de 2021, 4 Comentários(s)

O Dia Mundial dos Avós, convocado pelo Papa Francisco, que será comemorado no próximo dia 25 de julho, já deve ser organizado. Para apoiar dioceses e paróquias, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida preparou um material com indicações pastorais para realizar durante a semana que antecede a comemoração.

Visitação

Como há ainda locais em que os idosos não poderão participar presencialmente das missas, é importante levar a mensagem de proximidade. Por isso, é importante fazer visitas aos avós e às pessoas idosas sozinhas da sua comunidade e lhes entregar a mensagem Santo Padre, que pode ser acessada em https://bit.ly/36DJK0p

A visita pode ser uma ocasião para oferecer um presente, por exemplo, uma flor, e para ler juntos a oração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Pode ser também uma ocasião para dar aos idosos a possibilidade, principalmente aos que não saem de casa há muito tempo, de aproximar-se do sacramento da Reconciliação e da Eucaristia.

Nos lugares onde não seja possível efetuar uma visita pessoalmente, poderá fazer o contato por meio do telefone ou das redes sociais. Além disso, pede-se que se publiquem nas redes sociais fotos das visitas com a hashtag #IamWithYouAlways.

Liturgia

É importante fazer com que o maior número possível de idosos participe pessoalmente da liturgia dominical celebrada por ocasião do Dia Mundial. Podem convidar os idosos da paróquia/realidade eclesial para um momento de reflexão sobre a mensagem do Papa, além de distribuir a versão impressa e ver juntos o vídeo do Papa.

Jovens

São parte fundamentais do Dia Mundial dos Avós. Por isso, é importante convocar antecipadamente todos os jovens da comunidade para garantir que as suas visitas cheguem ao maior número de idosos possível. Além disso, pode se também organizar um encontro depois da celebração e partilhar os frutos das visitas.

Memória dos idosos mortos pelo Covid-19

Durante a celebração eucarística dedicada ao Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pode-se fazer memória de todas as pessoas idosas da paróquia ou comunidade falecidos por causa da pandemia, e em particular daqueles cujos funerais não puderam ser celebrados. Uma sugestão é ler, ao fim da oração dos fiéis, os nomes dos falecidos e acender uma vela para cada pessoa recordada.

Indulgências

Em 13 de maio, a Penitenciária Apostólica promulgou um decreto com o qual concede uma Indulgência Plenária por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. As pessoas idosas podem alcançar a Indulgência participando das missas celebradas por ocasião desse Dia Mundial. A Indulgência estende-se àqueles que tomarem parte pela, pelo rádio ou pela internet.

Além destes dos avós e idosos, a Indulgência é concedida a todos os que realizarem uma obra de misericórdia ao visitar uma pessoa idosa sozinha.

Programação no Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai promover uma semana de celebrações para marcar o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Com eventos on-line, programa de rádio e uma missa dedicada às pessoas idosas, serão promovidos momentos para destacar a importância e a valorização dos idosos na Igreja Católica.

A série de eventos é uma iniciativa conjunta das Comissões Episcopais para a Vida e a Família e para a Juventude da CNBB e as Pastorais Familiar, Juvenil e da Pessoa Idosa. As lives serão transmitidas, entre os dias 19 e 25 de julho pelos canais da CNBB, da Pastoral Familiar e da Pessoa Idosa no Youtube.

CONFIRA: Celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Comentários

  1. Deus, concrda-me a graça de ter meus pais em seu Reino. Também derrame sobrr nós, avôs e avós, o Vosso amor a fim de compartilhá-lo com o meu neto. Para ele, peço-lhe, humildemente, saúde, felicidade e amor de Nosso Senhot Jesus Cristo..Por fim, rogo-lhe, Pai, o encanto da vida aos idosos na presença da Sagrada Família. Amém!

  2. Avós Avôs são hoje menos visiveis e valorizados e entretanto o mundo que deram para nós tem muito amor e suor. Gratidão e perdão.

  3. Fábio Belo de lira disse:

    Muito bom e maravilhoso

  4. Ana Eliza de Araújo Barbosa disse:

    Tenho pensado também em vários idosos que nem são avós. Às vezes avós de coração. Não tiveram filhos nem tampouco netos. Esses também precisamos cuidar e voltar nossa atenção. Eles muitas vezes fazem papel de avós. Que Deus abençoe e os proteja. Que Deus abençoe a todas as famílias com todos os avôs e avós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *