A coordenação do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) apresentou, na noite da última segunda-feira (13), a atualização e revisão dos módulos formativos oferecidos aos agentes de todo o Brasil. O destaque é a inclusão das principais inspirações contidas no magistério do Papa Francisco.
A reunião, de forma virtual, foi conduzida pelo casal coordenador nacional do INAPAF, Faustino e Eloína Suchla, e contou com a participação de coordenadores regionais e coordenadores dos Núcleos de Formação e Espiritualidade, assim como monitores e animadores regionais. Também estiveram conectados o padre Crispim Guimarães, assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila.
Faustino e Eloína fizeram uma breve apresentação do INAPAF, destacando o objetivo, a oferta e o funcionamento dos cursos, além da metodologia dos cursos, nos formatos a distância e presencial nos regionais.
Em seguida, apresentaram o processo de atualização e revisão dos Módulos do Inapaf. “O principal aspecto dessa atualização é a inclusão da linguagem do Papa Francisco e de vários aspectos da Amoris Laetitia”, explicou Faustino.
Também estão presentes intuições de outros documentos do Papa Francisco, como a Fratelli Tutti e a Gaudete et Exsultat, além de indicações contidas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
“Essa linguagem que o Papa Francisco sempre tem utilizado está lá dentro, como ele sempre fala de amor e verdade; a cultura do encontro; as três palavras do capítulo 8 da Amoris Laetitia – acompanhar, discernir e integrar; a Igreja em saída; a fraternidade – somos todos irmãos; os cuidados com a casa comum; a ecologia integral; a cultura do descarte; até sobre o sínodo – comunhão, participação e missão”, elencou Faustino.
Esse processo de atualização do material iniciou em 2020, com a composição de uma equipe de revisão, formada por agentes do INAPAF, e com a participação do casal Bosco e Eunides, fundadores dessa instância formativa da Pastoral Familiar. Além da atualização do conteúdo, houve revisão doutrinal e teológica, revisão gramatical e novo projeto gráfico.
O casal também ressaltou que o material possui direitos reservados à Comissão Nacional da Pastoral Familiar, sendo proibida a reprodução, e detalhou como os pedidos podem ser feitos à Secretaria Nacional.
Outra novidade é que os oito módulos de cada fase estão contidos em um único livro, com parágrafos numerados, e as cores de cada fase mantidas. Há também a possibilidade de fazer download das atividades acessando por QR COde ou através do link www.atividades.inapaf.org.br
“O material está muito bom, bem robusto, com muito conteúdo, muita riqueza ali dentro. Depende agora de nós colocarmos as mãos à obra e começar essa nova fase. Primeiro, vamos nos atualizar, nos familiarizar com os módulos, para que a gente possa fazer um bom trabalho com esse material em mãos”, motivou Faustino.
A formação a distância do INAPAF está disponível em: www.inapaf.org.br