• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
terça-feira, outubro 20, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Regionais Nordeste 2

Em Roma, Dom Dulcênio apresenta relatório do Nordeste 2 para Dicastério

20/05/2022
em Nordeste 2, Regionais
Tempo de leitura: 3 mins leitura
A A
0
Em Roma, Dom Dulcênio apresenta relatório do Nordeste 2 para Dicastério

Foto: Divulgação

O bispo da Diocese de Campina Grande (PB) e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Vida e a Família para o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dulcênio Fontes de Matos, apresentou o relatório do setor em reunião no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (19) dentro da programação da Visita ad Limina Apostolorum, que acontece desde segunda-feira (16), em Roma.

Foto: Divulgação

Um dos destaques da comissão segundo dom Dulcênio foi a adaptação do trabalho para o ambiente virtual devido à pandemia do coronavírus. “Modificamos nossa forma de agir, nos reinventamos e passamos a utilizar cada vez mais as plataformas digitais de modo a ouvir, animar e articular as comissões diocesanas com reuniões mensais”, afirmou o bispo.

No âmbito da formação, o presidente da Comissão Regional Pastoral para a Vida e a Família da CNBB Nordeste 2 expôs o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF). O projeto, ainda em fase experimental, já alcançou a taxa de 68% de agentes formados no campo da evangelização.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

“Tivemos a segurança de continuar a avançar para as águas mais profundas, aprendendo novas maneiras e nos reinventando. Estamos vivendo intensamente este ano o estudo da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, de oração e valorização da família”, acrescentou dom Dulcênio.

Após a apresentação, o secretário do Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família, padre Alexandre Mello, parabenizou o trabalho da comissão da CNBB Nordeste 2.

Orientações


Dom Dulcênio aproveitou a oportunidade para dialogar com os representantes do Dicastério sobre o acompanhamento de famílias de segunda união, como avançar nos estudos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia e a respeito da dificuldade de transmitir a fé aos mais jovens.

A subsecretária do Dicastério, a doutora Linda Ghisoni, reforçou que é necessário um acompanhamento mais próximo às famílias de segunda união e que esse é um tema está no coração do Papa Francisco. Em relação à Exortação Apostólica, para uma melhor compreensão é preciso que as famílias se dedique à formação da crianças desde muito cedo e destacou que a fé dos pais é o alicerce para a vida dos filhos.

Por fim, sobre o planejamento familiar a partir de métodos naturais questionado pelo bispo da Diocese de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson, a subsecretária pontuou que é necessária uma estratégia pastoral para trabalhar esse tema, conscientizando as famílias sobre o planejamento responsável.

Convite


Os pastores da CNBB NE2 concluíram o encontro no Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família entregando um convite do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) ao prefeito do organismo, cardeal Kevin Farrell.

O Congresso será realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com a CNBB NE2, de 11 a 15 de novembro. O evento tem como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46).

*Com informações da Pascom Campina Grande
Tags: DicastérioRegional Nordeste 2Vida e Família
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Contagem regressiva para o X Encontro Mundial das Famílias

Próximo

Celebração do Matrimônio: conscientização e cuidado para evitar exageros

Próximo
Entrevista: a ação da Igreja diante de matrimônios celebrados “sem fé”

Celebração do Matrimônio: conscientização e cuidado para evitar exageros

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Quem cuida da Pastoral Familiar também precisa ser cuidado, formado e fortalecido para a missão.Por isso, o Encontro Nacional de Formação é uma oportunidade para coordenadores paroquiais, diocesanos e regionais ampliarem seus conhecimentos, partilharem experiências e encontrarem novos caminhos para acompanhar as famílias.📅 6 a 8 de novembro
📍 Foz do Iguaçu (PR)Família, torna-te aquilo que és: do anúncio da vocação ao acompanhamento das famílias.Venha viver esse momento de formação conosco!Inscrições abertas e vagas limitadas. Acesse o link da bio para se inscrever.
  • O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, e o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, fizeram um balanço da participação brasileira no encontro “Dez anos depois da Amoris laetitia: anunciar o Evangelho com as famílias hoje”, realizado entre os dias 7 e 14 de outubro, no Vaticano.Eles reconhecem o empenho da Pastoral Familiar no Brasil e fazem um convite às famílias brasileiras e a todo o clero a continuarem a promover a santidade neste ambiente tão fecundo de amor.
  • Olá, estimadas famílias. Estamos aqui no Vaticano, na sala Paulo VI, para o nosso quinto dia de reflexões sobre os 10 anos da Amoris Laetitia. E hoje tratando especificamente dos do tema nas dificuldades da vida, acompanhamento e apoio necessário às nossas famílias.Para o início desta reflexão, foram introduzidos a os o tema com algumas colocações que vocês encontram também no site apontado onde estão todos esses subsídios que estamos aqui trabalhando. E tudo isso nos fez mergulhar ainda mais profundamente no capítulo oitavo de Amoris Laetitia, como em toda ela que permeia esse cuidado, esse apoio e esse acompanhamento.Mas hoje precisamente falando das dificuldades que passamos enquanto famílias, se suscita a necessidade de passarmos da assistência para o acompanhamento. A importância de formarmos redes de apoio tanto comunitária quanto profissional e pastoral. Não podemos estar sozinhos, precisamos de apoio de toda essa conjuntura.Ajuda mútua, sem julgamentos, fraternal, menos formal, precisamos de processos de discernimento.Nesses 10 anos, Amoris Laetitia nos leva a mostrar o rosto materno da Igreja. Materno como da mãe Aparecida, que ama e abençoa o Brasil. Por isso nós daqui pedimos também a bênção dela sobre todo o nosso povo brasileiro.Um fraterno abraço a todos.
  • Que Nossa Senhora Aparecida interceda por cada lar, fortaleça os casais, proteja as crianças, acompanhe os jovens e cubra com seu manto os idosos e todos aqueles que precisam de cuidado.Que Maria nos ensine a viver uma fé que se transforma em presença, cuidado e amor dentro de nossas famílias.Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
  • Deus continua nos convidando. Como nossa família tem respondido?O Evangelho deste domingo nos apresenta um convite para participar da alegria do Reino. E, muitas vezes, Deus também nos chama por meio das pequenas oportunidades do cotidiano: na oração em família, na Santa Missa, no serviço, no perdão e na reconciliação.Que nesta semana nossa família tenha um coração disponível para dizer “sim” aos convites de Deus.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.