No último sábado (07), a Comissão da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Fortaleza (CE) – Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – promoveu uma formação com foco na evangelização de adolescentes. O encontro abordou “A organicidade da Pastoral Familiar com a Catequese e outras expressões que evangelizam adolescentes e jovens”.
A formação foi conduzida pelo casal Fábio e Márcia, que refletiu sobre a missão da Pastoral Familiar diante dos desafios enfrentados pelas novas gerações. Partindo da provocação “Nossa sociedade, na adolescência, está a caminho do Mestre?”, os palestrantes destacaram a importância de acolher e evangelizar os jovens com sensibilidade, compromisso e abertura à ação do Espírito Santo.
Durante o evento, foi apresentado o subsídio “Adolescentes a Caminho do Mestre”, organizado por Dom José Antônio Peruzzo em parceria com as Comissões Bíblico-Catequética, Juventude e Vida e Família da CNBB. O material oferece um itinerário com 47 encontros distribuídos em sete fases que abordam aspectos místicos, psicoafetivos, sociais, ecológicos, eclesiais e apostólicos da vivência cristã.
Os encontros incluem oração, dinâmicas, leitura bíblica, testemunhos de santos (como o Beato Carlo Acutis) e propostas de compromisso semanal, tudo voltado para uma evangelização integral e atualizada dos adolescentes.
A formação também discutiu preocupações pastorais, como a diminuição da presença juvenil na Igreja após a Crisma, a influência das redes sociais e o crescimento de igrejas evangélicas entre os jovens, especialmente nas periferias. Dados recentes do IBGE mostram que o número de católicos no Brasil caiu de 65% (em 2010) para 56,7% (em 2022), com projeções indicando uma possível maioria evangélica até 2044.
Por fim, os participantes foram convidados a estudar o subsídio com profundidade, para que sua aplicação nas paróquias seja vivida de forma consciente e transformadora, respondendo com amor e fé aos anseios da juventude.
Congresso Nacional da Pastoral Familiar