O primeiro vídeo da campanha #Iamchurch (Eu sou a igreja, em inglês) foi publicado pelo Vaticano. Na ocasião, é apresentada a rotina de Serena, uma jovem italiana, que dá o testemunho de participar da Igreja na sua paróquia, juntamente com um grupo de jovens, e com a ida a diversas Jornadas Mundiais da Juventude, entre elas a do Rio de Janeiro, em 2013. A iniciativa visa dar voz às pessoas com deficiência que dão, todos os dias, a sua contribuição para vida de cada comunidade eclesial.
“Jesus sempre me acompanhou, e continua a fazê-lo, apesar das dificuldades e dos momentos de escuridão, e partilha comigo coisas belas e experiências. Jesus é o meu amigo, o encontro diário que está sempre comigo, está junto de mim e nunca me deixa”, conta Serena.
A campanha, neste primeiro vídeo, relembra a mensagem do Papa Francisco, que afirma que “ninguém pode recusar os Sacramentos às pessoas com deficiência”.
#IamChurch é uma iniciativa do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no âmbito do Ano Família Amoris Laetitia. Serão cinco vídeos que trarão testemunhos de mulheres e homens, tantas vezes vítimas da cultura do descarte, que, pelo contrário, testemunham uma humanidade sorridente, dinâmica e alegre: o rosto atraente da Igreja.
Os vídeos foram elaborados pela Poti Pictures, divisão cinematográfica da Cooperativa Social Il Cenacolo, primeira produtora cinematográfica social no mundo, que realiza spots, curtas e longas-metragens com atores com deficiência intelectual.