O último vídeo da série #IamChurch (Eu sou a Igreja, em inglês), produzida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, conta a história da Antonietta e do Federico, dois jovens que vivem a sua experiência de fé dentro de uma comunidade de Fé e Luz, em Roma, na Itália. O testemunho dos dois reforça que “o Evangelho é para todos” e contam como o encontro com Jesus mudou a vida deles.
Antonietta não esconde a dificuldade de conviver com a deficiência: “Agora, veem-me sorrir o dia inteiro, mas há também momentos em que me pergunto: “Mas por quê?”. Apesar disso, a sua história é a de uma mulher serena, que vive enraizada na escuta da Palavra de Deus e que sente que deve dar o dom que recebeu. Para tanto, decidiu engajar-se no catecismo das crianças.
Já o Federico, que não sabe ler, narra como se aproximou da Palavra através da leitura dentro da sua comunidade. Desta forma, Jesus torna-se “uma presença que me acompanha. Sempre, mesmo neste momento”, diz.
Antonietta continua e explica de onde vêm a sua alegria e determinação: “Se não fosse por Ele, sinceramente, não sei de onde eu tiraria esse sorriso que trago todos os dias. O problema da deficiência, é que alguém que não o vive não consegue entender uma pessoa que está aqui [na cadeira de rodas]. Então Deus, para mim, é tudo”, contou.
Saiba mais
Os vídeos foram elaborados pela Poti Pictures, divisão cinematográfica da Cooperativa Social Il Cenacolo, primeira produtora cinematográfica social no mundo, que realiza spots, curtas e longas-metragens com atores com deficiência intelectual.
A campanha está inserida no Ano Família Amoris Laetitia.