Eventos

Simpósio Nacional discutirá sobre a família e a formação dos leigos

por Andre Luiz, 12 de maio de 2022, 10 Comentários(s)

A Família, a vocação e a formação do laicato é o tema do 12º Simpósio Nacional das Famílias, que ocorre durante todo o dia 28 de maio. Neste ano, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), continuará a ser realizado em formato on-line. A iniciativa conta com a parceira da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, que possui muitas formações pertinentes à inserção dos cristãos leigos na sociedade. O lema do encontro será “Vós sois o sal da Terra (…) e Luz do Mundo” (Mt 13-14).

O Simpósio Nacional das Famílias contará com palestras, mesa-redonda, testemunhos, momentos de oração, apresentações musicais e um momento de interação com os participantes.

Na Exortação Apostólica sobre a “Alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium), o Papa Francisco destaca a importância da participação dos leigos e da sua missão na Igreja. “A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos. A seu serviço está uma minoria: os ministros ordenados. Cresceu a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja. Embora não suficiente, pode-se contar com um numeroso laicato, dotado de um arreigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé” (Evangelii Gaudium, 102).

É o que diz o documento 105 da CNBB, que fala sobre os cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade. “As cristãs leigas e os cristãos leigos, mulheres e homens em todas as fases da vida, constituem uma parte importantíssima da Igreja e possuem rostos próprios: “Como São Paulo, nós também queremos reconhecer os diferentes rostos dos cristãos leigos e leigas, irmãos e corresponsáveis na evangelização” (CNBB, DOC. 105, n.51).

Simpósio Nacional discutirá sobre a família e a formação dos leigos

Agenda

O Simpósio terá início às 8h, com a participação do bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Joel Amado. Na sequência, será a vez de dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Vida e Família dar boas-vindas aos participantes.

A primeira palestra (9h15), que abordará o tema e o lema do encontro, será conduzida pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Laudelino Augusto. Sobre a Igreja Doméstica e Comunidade, base de Comunhão Eclesial (10h40), será a vez do casal Célia Soares e José Luiz, da Diocese de Guarulhos (SP), abordarem a temática. Eles fazem parte do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

Às 14h, após o retorno para o almoço, a família de Daniel Seidel e Jussara, abordará sobre a família aberta à missão na sociedade: testemunho de valores. Às 14h50, dom Ricardo vai coordenar uma mesa-redonda que terá como foco a questão: “como você vive a sua vocação?”. Durante todo o encontro serão apresentados testemunhos de como viver a vocação em meio ao mundo.

Para o encerramento do encontro (16h45), está prevista a celebração da Santa Missa.

Comentários

  1. Sebastiâo Jirge Corrèa disse:

    A família é a base da sociedade. Precusamos investir mais e mais na formação e defesa da família. Parabenizo vocès por este importante evento
    Vamos viver a sinodalidade dando voz e vez ao laicato.
    Trabalhei 40 anos em Paróquia, sempre valorizei a presença e participação dos leigos nos conselhos paroquiais e nas pastorais sociais, como PO, Cebs, PJ, Movimentos Populares, Sindicalismo etc.
    Desejo êxito e rezo pelo sucesso deste Simpósio. Fraterno abraço.
    Pe. Sebastião Jorge Corrêa. Diocese de Leopoldina, MG.

  2. Silvana Maria Braga Machado disse:

    Que benção! Com certeza estaremos mobilizando toda a Pastoral Familiar do Setor Paraíso da Arquidiocese de Pouso Alegre MG para participar desse evento de enorme valia. Parabéns! Abraço fraterno.

  3. Sandra coordenadora paroquial da pastoral familiar disse:

    Como faço para participar. Não vi nenhum link de acesso

    1. Andre Luiz disse:

      Olá, Sandra. Em breve divulgaremos o link da transmissão, ok?

  4. Angelita dos santos martins disse:

    O simpósio acontecerá pelo Youtube?

    1. Andre Luiz disse:

      Sim, Angelita. Em breve, divulgaremos o link da transmissão, ok?

  5. Sarina da Silva disse:

    Bom dia, será muito gratificante esse momento de aprendizado

  6. Marinez Bruczenitski Silva e José Alves da Silva Junior disse:

    Somos integrantes do movimento das Equipes de Nossa Senhora na Província Leste I, Região Rio IV, Setor Rio das Ostras RJ e será de muito proveito a participação no evento.
    Marinez Bruczenitski Silva e José Alves Silva Junior

  7. Jauruaci Moura disse:

    Que maravilha vai ser esse encontro, ficarei no aguardo para participar
    desse encontro virtual.

  8. Assis Rodrigues disse:

    Certamente será mais uma oportunidade rica para nossas famílias e nossos agentes de pastoral fortalecerem a consciência da importância do laicato na vida e na missão da Igreja. Desde já estamos em oração pelo bom êxito do simpósio.

    Assis Rodrigues e Juçara Mota
    Comissão Diocesana da Pastoral Familiar de Nazaré PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.