A Comissão Regional da Pastoral Familiar do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu, nos últimos dias, com os integrantes da Pastoral Familiar das Províncias Eclesiásticas de Maringá e Cascavel. O primeiro, realizado em 25 de fevereiro, ocorreu na cidade de Paranavaí (PR), e contou com a participação dos agentes das duas cidades, além de Umuarama e Campo Mourão.
Já o segundo aconteceu no sábado (2 de março), na cidade de Assis Chateaubriand, com os membros das dioceses de Cascavel, Palmas-Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Toledo.
A Comissão Regional da Pastoral Familiar está promovendo esses encontros para estudo, reflexão e motivação para a programação do calendário de atividades pastorais do ano de 2024. O casal coordenador Cloves e Milene Angeleli, da diocese de Toledo, e o bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira, como referencial, participaram dos encontros.
Entre os assuntos debatidos estão o conhecimento dos documentos da Igreja sobre a família, a fim de embasar as atividades pastorais. “É momento de refletir sobre os desafios atuais das famílias, em vista de discutir estratégias pastorais para enfrentá-los”, afirmou Cloves. “Além disso, os encontros visam motivar e formar os agentes pastorais para que possam desempenhar seu papel de forma eficaz e compassiva, promovendo sua participação ativa na comunidade eclesial”, completou Milene.
Durante os eventos também foram apresentados os itinerários e materiais disponíveis para o desenvolvimento das ações pastorais nas paróquias, como também pistas de ações e atividades de cada setor da Pastoral Familiar.
Os dois encontros contaram com a participação de todos os membros da coordenação da pastoral familiar das dioceses das províncias de Maringá e Cascavel. Os próximos encontros serão nas províncias de Curitiba e Londrina, nos dias 14 de abril e 22 de junho.
Texto: Cravo Angeleli
Edição: André Luiz Gomes