Em junho de 1995, São João Paulo II endereçou uma carta especial para as mulheres. Nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Portal Vida e Família recorda este momento em que o Santo Padre destacou o papel fundamental da mulher para a Igreja Católica e para a obra de salvação da humanidade.
A mensagem foi elaborada antes da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada naquele ano em Pequim, na China. No texto, o então Papa reflete sobre os problemas e perspectivas da condição feminina no tempo atual, detendo-se sobre o tema essencial da dignidade e dos direitos das mulheres, considerados à luz da Palavra de Deus. O então Pontífice iniciou a carta com um obrigado às mulheres:
Acesse o texto na íntegra: https://bit.ly/3KvrUib
Proteger as mulheres
Na solenidade da Mãe de Deus, em 1º de janeiro, o Papa Francisco recordou Maria, mulher que protege meditando. Ele disse que as mães olham o mundo não para explorá-lo, mas para que tenha vida: “olhando com o coração, conseguem manter juntos os sonhos e a concretude”, disse.
“Enquanto as mães dão a vida e as mulheres custodiam o mundo, vamos todos trabalhar para promover as mães e proteger as mulheres. Quanta violência há contra as mulheres! Chega! Ferir uma mulher é ultrajar Deus, que obteve a humanidade de uma mulher, não de um anjo, não diretamente: de uma mulher. Assim como de uma mulher, a Igreja toma a humanidade dos filhos”, ressaltou.
Em dezembro de 2021, o atual Pontífice alertou sobre a violência contra as mulheres. “”O número de mulheres que são espancadas, abusadas em casa, também pelos seus maridos, é tão grande. Para mim, o problema é quase satânico”, afirmou.
Leia também:
Ferir uma mulher é ultrajar a Deus
O Papa sobre as mulheres abusadas em casa: “problema quase satânico”
Mulheres na Bíblia: colaboradoras na história da Salvação
O papel das mulheres na Igreja
Mulheres da Pastoral Familiar: uma grande bênção na vida da Igreja
Foto de capa: Alicia Petresc/Unsplash