Família

Perdas e viuvez: encontro quer renovar alegria de quem perdeu alguém

por Luiz Lopes, 13 de setembro de 2022, 0 Comentários(s)

Um encontro, em São Paulo (SP), vai auxiliar na difusão do trabalho do grupo “Fica conosco, Senhor”, que trabalha com a realidade das perdas e da viuvez, e quer renovar a alegria de viver em quem perdeu alguém no pós-pandemia. Promovido pelo grupo e com apoio das Paulinas, o evento será realizado no próximo dia 24 de setembro, das 8h às 17h, no auditório da Paulinas Livraria, na Vila Mariana, na capital paulista.

O contexto da oferta da formação considera a realidade da pandemia do novo coronavírus, que foi “devastadora na vida das pessoas”. Os organizadores recordam que inúmeras famílias perderam algum ente querido, “e muitos deixaram companheiras e companheiros de vida sozinhos e com uma dor imensa”.

Vivemos em nosso país um momento avassalador, no qual as perdas e as mortes atingiram milhares de famílias. Muitos lares vivem a dor da separação de maneira solitária e sem muitas perspectivas nem um horizonte para a vida“.

situa a irmã paulina Ivonete Kurten, uma das palestrantes do encontro

Os organizadores ressaltam que o evento é dedicado a quem vive esse momento de dor, depressão e isolamento. No entanto, é indicado também para quem pretende iniciar um grupo paroquial voltado para as perdas e a viuvez, dirigindo-se, dessa forma, para agentes da Pastoral Familiar.

Segundo o padre Cláudio Delfino, outro assessor do encontro, “o sofrimento e as perdas fazem parte da existência humana sobre a terra. Com a pandemia, tudo isso se agravou. Daí a necessidade de reflexão e busca de sentido em Deus. A luz da fé é capaz de dar novo significado para tudo que passamos. O ser humano sozinho é muito frágil”, afirmou.

Sobre a formação de pastorais que atendam quem perdeu alguém querido, o padre diz que “uma Igreja missionária deve estar sempre atenta às dores e às dificuldades de todos. A esperança caridosa deve nos mover para este encontro”.

Fica conosco, Senhor

O grupo “Fica conosco, Senhor” já se reúne há mais de cinco anos, promovendo nas paróquias a reflexão sobre a viuvez e buscando ajudar pessoas a superar as perdas e reinventar a vida na viuvez. Em 2019, esteve reunido em Brasília com o secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, padre Crispim Guimarães.


Livro

Editado pela editora Paulinas, o livro “Perdas e viuvez” reúne textos de diversos autores que passaram pela experiência da dor da perda do cônjuge. A obra está situada na perspectiva de esperança e aborda questões difíceis para a pastoral familiar, como a dor da separação, o testemunho da bondade divina e do verdadeiro sentido da vida, o sentimento de perda, a duplicidade da responsabilidade familiar, as dificuldades de superar uma separação.

Para adquirir, clique aqui.

Informações importantes do evento

PERDAS DA VIUVEZ
Dia 24/9/2022 – Das 8h às 17h
Local: Rua Domingos de Morais, 660 – Vila Mariana – São Paulo-SP
Investimento: R$ 120,00 (com direito a café da manhã, almoço e café da tarde)
Para mais informações, falar com Célia no telefone (11) 99960-2332

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.