O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida anunciou, nesta terça-feira (15) o tema do 2º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). O momento será celebrado em 24 de julho deste ano e pretende destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial.
O tema escolhido pelo Papa Francisco também é um convite a reconsiderar e valorizar os avós e os idosos, tão frequentemente deixados às margens das famílias, das comunidades civis e eclesiais. A experiência de vida e de fé deles pode contribuir para construir sociedades conscientes das suas próprias raízes e capazes de sonhar um futuro mais solidário. Fator que é também significativo no contexto do caminho sinodal que a Igreja tem realizado.
“Os nossos avós, os nossos idosos, têm uma grande capacidade de serem fecundos mesmo quando já têm os anos avançados, ou seja, há uma riqueza de sabedoria”, disse o secretário do Dicastério, Padre Alexandre Awi. “Eles são as raízes da nossa fé, são as raízes da nossa história, e são capazes de dar frutos, apesar da idade avançada ou justamente por causa dessa idade avançada, porque têm uma experiência de vida que é muito valiosa para as novas gerações, especialmente para os mais jovens. Que possamos então durante este ano valorizar essa presença e celebrar os frutos maduros que vêm da vida dos nossos avós e de todas as pessoas idosas com as quais temos a honra e a alegria de conviver”, completou Pe. Alexandre.
O 2º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrado nas paróquias, as dioceses, realidades associativas e comunidades eclesiais em todo o mundo.
Dia Mundial dos Avós
Esta é a segunda vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração no ano passado, que é celebrada no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. O tema escolhido para o a primeira edição foi: “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20).